O professor Mauro Sérgio Ferreira Cruz foi confirmado como o novo secretário da Educação na gestão do governador eleito Gladson Cameli (PP). O convite foi oficializado na tarde da última sexta-feira, 20, pelo progressista e seu vice-governador, Major Rocha.
Especialista em gestão escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mauro Sérgio é também pós graduado em Filosofia com habilitação em História e Sociologia e graduado em Teologia.
O ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, chegou a ser cogitado para assumir a pasta, porém, após muita polêmica dentro do bloco de oposição, o progressista declinou do convite.
Nomes confirmados – Alguns nomes já foram confirmados por Gladson para compor sua equipe. O advogado Ribamar Trindade, que coordena a equipe de de transição, será o chefe da Casa Civil; a jornalista Silvânia Pinheiro estará à frente da Secretaria de Comunicação do Estado; o procurador do Ministério Público Estadual, João Marques Pires, será o novo secretário de Segurança Pública.
O atual superintendente do Dnit no Acre, Tiago Caetano, assume a Secretaria de Obras e Infraestrututra. O coronel Mário César, a priori, também está confirmado para o comando da Polícia Militar. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) ficará sob o comando do odontólogo Alisson Bestene.
A diretora de auditoria financeira e orçamentária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Semírames Maria Plácido Dias, foi convidada para comandar a Secretaria da Fazenda.
Os demais nomes serão anunciados na próxima sexta-feira, 23, por Gladson Cameli e seu vice, Major Rocha.
Relatório técnico – Nesta quinta-feira, 22, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) disponibilizará a equipe de transição de Gladson Cameli um relatório técnico acerca da real situação econômica e financeira do Estado.
Em recente declaração a imprensa, Cameli disse que, após o recebimento desse relatório, se dará início aos debates em torno de uma reforma administrativa. “O TCE junto com o Ministério Público de Contas vai me apresentar um documento com toda a realidade que se encontra no Estado, a situação, e vamos convidar toda imprensa, os parlamentares estaduais, federais, prefeitos, para que as pessoas possam verificar a real situação e que a gente possa montar a reforma administrativa e apresentar para a sociedade”.