X

“É preciso ter coragem e persistência”, comentou o empresário Henrique Mesquita

Quem olha e vê um cara de 25 anos com boa aparência não imagina que o volume de trabalho e responsabilidade que possui. Assim é Henrique Mesquita, formando do curso de Sistema de Informação, mas que já possui três empreendimentos em Rio Branco. Ávido por conhecimento e determinado a colocar seus planos em ação, ele contou um pouco da sua trajetória e mostra que apesar do pouco tempo de vivência, é possível se realizar profissionalmente e como pessoa.

Atualmente, ele comanda a Agência AH4 Brasil, a Loja e Barbearia Vikings e a caçula dos empreendimentos, Clic Gráfica Rápida que tem três meses de existência. Todas as empresas funcionam no mesmo prédio. Ao lado do sócio na barbearia, Marcelo Souza, Henrique recebeu a equipe do jornal A GAZETA para contar como começou essa paixão pelo empreendedorismo.

“Persistência e coragem são duas características que o empreendedor deve ter. Sabe aquele ditado que diz ‘Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’ é bem assim. Não é fácil, mas é possível. E pra mim hoje vale a pena”, exemplificou Henrique.

Ao trocar a estabilidade de um emprego formal aos 19 anos e lutar pelo que queria, por algumas vezes ele foi chamado de louco. “Vi que não era minha praia. Sempre gostei da ideia de empreender. Mas, nunca imaginei que teria um negócio de balcão. Por trabalhar com marketing digital, vendia produtos e ideias de clientes e isso foi instigando a ter o próprio negócio”, relembrou.

Com entusiasmo típico de um empreendedor ele destacou que uma das dificuldades encontrada foi encontrar profissionais para atuar na barbearia que entendesse a ideia do negócio.

“Foi complicado achar um bom profissional, que tivesse um bom convívio com a gente e que entendesse que o nosso projeto não é ser uma máquina. Queremos emoção no dia a dia. Criar um vínculo com o cliente. Deixa-lo à vontade. Fazer amizade”, explicou Henrique.

Mas, a ideia do empreendimento nasceu, após uma viagem ao Nordeste onde ele visitou uma barbearia e a forma de atendimento chamou a atenção. “Já tinha a grana e pensava em investir em algo. Vi que no Acre não tinha e percebi que tinha mercado para isso”, relembrou Henrique.

Marcelo que também tinha um emprego formal, mas tinha vontade de empreender. Foi aí que a dupla resolveu que iria abrir o próprio negócio em outubro de 2017. “Fizemos uma pesquisa sucinta, por exemplo, preço, estrutura e profissionais”, comentou Marcelo.

Em novembro acharam o local e as obras iniciaram. Em março a barbearia estava pronta e de portas abertas para o público. “Tínhamos um planejamento. Sabíamos que iria ser difícil no primeiro ano. Diante da realidade do trabalho e o momento que o país está vivendo. Abrimos sem capital de giro, investimos toda a grana na estrutura. Mas, resolvemos apostar, arriscar mesmo”, revelou Henrique.

A alternativa para atrair ainda mais clientes foi fechar parcerias. “A nossa grande receita do bolo pode ter sido os convênios, a gente entendeu que assim como na vida, nos negócios a gente também precisa de pessoas pra crescer, é dando que se recebe”, comentou Henrique.

A expectativa para o futuro é ampliar os serviços. “Todo dia aprendemos um pouco mais. Todo dia queremos que o dia seja melhor que ontem”, destacou o empreendedor.

 Lista de convênios

Atlética Bleucaute, Cabulosa, Massacre, e Devastadora, além da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Acre (Astcon) e OAB/AC.

 Acreano está mais vaidoso

O fato do homem acreano está mais vaidoso também foi um impulso para o pontapé inicial do negócio. “Quem quer ter barba tem que ter um local para cuidar. E para isso, oferecemos o melhor atendimento, com produtos de ponta. Outra coisa, antes do boom das barbearias, o homem ficava constrangido de ir cortar o cabelo no espaço voltado para a mulher”, comentou Marcelo.

Em oito meses, Henrique é enfático ao dizer que o aprendizado é absurdo. “Estamos mantendo o negócio e investindo cada vez mais. O que está entrando estamos reinvestindo no negócio. Temos um crescimento mensal de 15 a 20%”, detalhou.

Entre os serviços de corte de cabelo e cuidado com a barba, o local possui um espaço voltado para vestimenta e calçado, além do barzinho. “Nosso diferencial é que o cliente entrou no estabelecimento ele pode escolher a bebida que quiser. Tudo por conta da casa”, comentou Henrique.

Atualmente o empreendimento conta com três colaboradores fora os sócios que sempre estão por lá.

 Endereço/contato/forma de pagamento

Av. Getúlio Vargas, n°3245 (em frente a churrascaria Espeto de Ouro). Aberto de segunda a sábado das 9h às 19h. Aos associados 20% de desconto. Tel: (68) 99203-2307. Facebook: vikings – loja e barbearia

 Início de tudo e a empresa caçula

“Sempre trabalhei com tecnologia. Alexandre Viana, o cara que eu tenho como o meu guru de conhecimentos, foi fundamental na minha vida, me motivou é sempre acreditou e me deu conselhos construtivos e até mesmo aqueles conselhos que às vezes a gente não quer escutar, mas tem que refletir quando coloca a cabeça no travesseiro”, destacou Henrique.

Daí em 2014 juntos eles decidiram abrir a agência. “Levamos cinco meses para isso. Primeiro ano foi difícil, para conseguir clientes e engrenar o negócio”, falou Henrique.

Foi assim que nasceu a Agência AH4 Brasil que atua com marketing digital e desenvolvimento de plataforma. “Consegui bons clientes e melhorei a minha estrutura de trabalho”, relembrou ele.

Para se concentrar na concepção da barbearia, Henrique relata que precisou se afastar da agência. Daí quando a barbearia começou a caminhar a necessidade da agencia voltou. “Sempre fiz material de campanha, por exemplo, mas terceirizava a impressão. Foi aí que percebi que perdia dinheiro. Daí resolvi montar a gráfica”, falou.

Assim, nasceu a Clic Gráfica Rápida, a caçula dos empreendimentos do jovem de 25 anos.

Mas, como bom empreendedor que é Henrique já planeja colocar em prática outra ideia de negócio. “Ainda está muito no início. Em breve terei novidades”, adiantou.

 

Ao lado do sócio na barbearia, Marcelo Souza, Henrique recebeu a equipe do jornal A GAZETA para contar sobre seus empreendimentos (Foto/Acervo Pessoal)
Mesquita comanda três empreendimentos na Capital: Agência AH4 Brasil, a Loja e Barbearia Vikings e Clic Gráfica Rápida.

 

FOTO 4: Entre os serviços de corte de cabelo e cuidado com a barba, o local possui um espaço voltado para vestimenta e calçado, além do barzinho

 

 

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: