Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Enem teve a melhor aplicação desde 2009; ainda assim, mais de 11 mil acreanos faltaram às provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o Enem 2018 teve a melhor aplicação desde 2009, quando assumiu o formato atual. Em todo o Brasil, foram 5.513.749 inscritos. Desses, 29,2% não fizeram as provas, ou seja, 1.610.681 perderam o Enem deste ano.

No Acre, 11.230 candidatos deixaram de fazer as provas que foram aplicadas nos dois últimos domingos (4 e 11 de novembro). O sistema recebeu 38.330 mil inscrições de candidatos acreanos.

Foram aplicadas, neste domingo, 11, as provas de matemática e ciências da natureza. Nenhuma ocorrência foi registrada. No primeiro domingo, 4, do Enem, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

A candidata Maiara Gomes, que já tem experiência no Exame em outras quatro edições, comentou que a organização foi o ponto alto da edição deste ano. “Das outras edições era possível ver o pessoal da organização inseguro. Mas, desta vez, tudo ocorreu sem transtorno algum. Agora é esperar o resultado. Fiz o exame na perspectiva de cursar engenharia civil”, relatou.

Na tentativa de ingressar no ensino superior pela segunda vez, a assistente social Luciana Silva, fez o Enem 2018. “Já tive outras experiências com o exame e pude perceber uma preparação maior por parte dos organizadores. O transporte público funcionou, não houve queda de energia e a organização parecia preparada para lidar com qualquer problema. E não aconteceu. Já sou formada, mas quero tentar outro curso na Ufac”, comentou Silva.

Gabaritos
A próxima etapa agora é a divulgação de gabaritos e cadernos de questões, que ocorre já na quarta-feira, 14. Aplicação Enem PL e reaplicação, marcadas para 11 e 12 de dezembro, e a divulgação dos resultados, deve ocorrer em 18 de janeiro.

Eliminações

Em todo o Brasil, 66 pessoas foram eliminadas neste segundo dia do Enem – 64 delas por descumprimento de regras gerais do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outros motivos.

Um estudante foi eliminado na revista do detector de metal; outro, por se recusar a coletar os dados biométricos. Além disso, foram registradas 88 ocorrências por emergências médicas.

Foto/Divulgação
Sair da versão mobile