X

Família pede ajuda para mulher com tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

A família Brandão vem passando por uma verdadeira batalha. Em virtude das complicações de uma doença degenerativa chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que tirou toda a mobilidade da técnica de enfermagem Francy Brandão que está hospitalizada há quase dois meses no hospital Santa Juliana.

Apesar dela possuir plano de saúde, os descontos no salário do marido tem comprometido a estabilidade financeira da família. Atualmente, os maiores custos são com transporte e fralda descartável. Ela também precisa dos serviços de uma cuidadora.

A filha se afastou do trabalho por conta do quadro de saúde da mãe. “Mediante à essa situação, estamos pedindo ajuda aos amigos e familiares que já acompanham nossa luta e sabem que estamos passando por momentos de crise e instabilidade financeira, além de todo o efeito psicológico e os transtornos que isso está nos causando”, comentou a filha de Francys, Nad Brandão.

Se você puder de alguma maneira contribuir com qualquer valor ou mesmo com fralda descartável geriátrica do tamanho G, basta entrar em contato com a família através do telefone 99203-7736.

Dados Bancários para doação

Banco do Brasil
Agência: 8.125-6
Conta Poupança: 7.580-9
Variação: 51

José Eronilson da Silva Brandão

 Primeiros sintomas, diagnóstico e tratamento

Tudo começou há mais ou menos 4 anos, o primeiro sinal foi no pé que começou a ficar caído e ela passou a andar com dificuldade, perdia o equilíbrio e depois ela perdeu a força nas pernas. Francys buscou ajuda médica, de várias especialidades, mas nunca dava nada. “Ela era muito independente e resolvia tudo sozinha”, relembrou a filha.

“Foram investigadas outras coisas e não tivemos diagnóstico nenhum. Com o tempo, decidimos procurar um médico renomado na Bolívia. Dando olhada em exames feitos em Rio Branco, ele percebeu que existiam alterações que indicavam a esclerose. Começamos a focar nisso”, comentou Nad.

Em Goiânia (GO), a doença foi confirmada e tratamento iniciado. “Minha mãe perdeu quase que todos os movimentos é completamente dependente. A doença mantém o paciente lúcido, ele vê a morte chegando devagar e indefeso, é uma coisa muito agressiva e desumana”, resumiu Nad sobre a atual situação da mãe.

Doença

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica degenerativa que causa a morte dos neurônios motores superiores (que saem do cérebro) ou inferiores (que estão na medula espinhal), causando comprometimentos que levam a perda da função motora no corpo. Não há causa conhecida para a doença e, por isso, também não há formas de preveni-la.

Francys Brandão
Categories: Flash
A Gazeta do Acre: