O governador eleito anunciou oficialmente nesta tarde, 23, os nomes que irão compor o primeiro escalão do seu governo, que se inicia no dia 1º de janeiro de 2019. De acordo com o futuro governador, o principal critério de escolha foi à qualificação técnica. Ele voltou a dizer que o secretário que não mostrar resultados será exonerado.
“Foi uma escolha pautada em critérios técnicos. A situação econômica em que nosso Estado se encontrar requer que medidas desse porte sejam tomadas. E, reafirmo, a caneta que irá nomear os secretários será a mesma que vai exonerar também, pois irei dar autonomia e cobrar de cada um, para que eles respondam à altura de suas pastas”, ressaltou.
Nenhuma novidade no anúncio de ontem. Entre os nomes, estão o do professor Mauro Sérgio, que vai ocupar a pasta da Educação; a jornalista Silvânia Pinheiro na Comunicação; o médico odontólogo Alysson Bestene, na Saúde; o engenheiro Thiago Caetano na Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo; o advogado José Ribamar Trindade no Gabinete Civil; a engenheira Maria Alice Araújo na Secretaria de Gestão Administrativa; Raphael Luiz Bastos na pasta do Planejamento; a contabilista Semírames Maria Plácido Dias, na Secretaria de Fazenda; a então deputada estadual Eliane Sinhasique, que vai assumir a Secretaria de Turismo, Economia e Empreendedorismo; a advogada Ana Paula Cameli, esposa do governador eleito, que comandará a Secretaria de Inclusão Social.
Desentendimento com Rocha é ‘fake news’
O governador eleito falou, ainda, sobre os boatos de que havia se desentendido com seu vice, o major Rocha, sobre a indicação dos novos secretariados. Ele negou o fato. “É mais fácil a Ana Paula, minha esposa me deixar, do que eu e o Rocha termos qualquer desentendimento. Quem quiser escrever, escreve o quiser. Eu não trabalho com boatos ou suposições da imprensa”.
O progressista teve que adiar o anúncio do nome do secretário de Segurança devido ao procurador de Justiça do MP/AC, João Marques Pires, ter declinado do convite. Cameli disse que alguns nomes estão sendo estudados, mas que aguardará a chegada do seu vice-governador Major Rocha, que se encontra em Brasília, para discutirem o assunto juntos.
Alysson Bestene fala sobre trabalho a ser desenvolvido na Saúde
Em conversa com a equipe do Jornal A Gazeta, o futuro secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, comentou sobre a expectativa de assumir a pasta, que atualmente é considerada uma das mais críticas do Estado. Ele destacou que, embora o processo de transição do governo esteja em um momento mais célere, a equipe tem avaliado cautelosamente as informações acerca de todo o fluxograma.
“Estamos sendo cautelosos na análise dos documentos referentes à pasta da Saúde. Temos realizado diversas agendas com a atual equipe de governo, conhecendo o fluxograma, o funcionamento da Secretaria. Isso é fundamental para que seja elaborado um plano de gestão”, frisou.
Bestene disse que, ao final da transição, será elaborado um relatório. A partir dele, um plano emergencial será aplicado nos primeiros 100 dias de gestão.
“Estamos elaborando um relatório sobre a atual realidade da área de Saúde. A ideia é, a partir desse relatório, elaborar um plano de ação emergencial para manter a Saúde funcionando, haja vista que, atualmente, encontra-se em situação delicada. Estamos falando de vidas, portanto, nossa preocupação é manter o pleno funcionamento dos serviços à população”, enfatizou ele.
Alysson Bestene listou alguns dos problemas. “Temos, infelizmente, um alto desabastecimento em nosso Estado, não apenas em relação a medicamentos, mas também materiais que são indispensáveis para o exercício profissional de um médico, de um enfermeiro, de um auxilar. Isso nos preocupa, pois, como já falei anteriormente, estamos lidando com vidas e é nossa responsabilidade agir corretamente. Reafirmo que o compromisso do futuro governo é com o bem-estar da população. E isso passa, principalmente, pela área da Saúde”.
Com relação à equipe que trabalhará ao seu lado na Secretaria de Saúde, Alysson assevera que serão todos qualificados tecnicamente. “Não iremos nomear ninguém por amizade. Faço minhas as palavras do nosso futuro governador quando diz que dará prioridade à qualificação profissional. Temos uma equipe técnica montada por profissionais do quadro da Saúde com o gabarito necessário para assumir os desafios que nos serão postos, portanto, será com essas pessoas que iremos trabalhar”, finalizou.
SECRETARIADO DO GOVERNADOR ELEITO GLADSON CAMELI (PROGRESSISTAS)
JOSÉ RIBAMAR TRINDADE DE OLIVEIRA (Gabinete Civil) – Advogado – Coordenador da Equipe de Transição – Graduado em Direito, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há 17 anos, já presidiu várias comissões de licitações, atuou como gerente administrativo do Serviço de Abastecimento e Água de Rio Branco (Saerb), e também no setor empresarial e bancário.
MARIA ALICE ARAÚJO (Secretaria de Gestão Administrativa) – Engenheira Civil – Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) foi secretária municipal de obras de Rio Branco, presidente da Cohab/Acre, assessora no Senado Federal e Câmara Federal, Diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, entre outros.
SEMÍRAMES MARIA PLÁCIDO DIAS (Secretaria da Fazenda, Indústria e Tecnologia) – Contabilista – MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo. É Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, desde janeiro de 2009. Atuou como Inspetora Geral de Controle Externo da 3ª IGCE; Inspetora Geral de Controle Externo da 2ª IGCE; atualmente exercendo o cargo de Diretora de Auditoria Financeira e Orçamentária (Dafo) e na Coordenação do Grupo de Informações Estratégicas do Controle Externo (Gaice).
MAURO SÉRGIO FERREIRA DA CRUZ (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte) – Filósofo – Mestre em Educação, Especializado em Gestão Escolar, Graduado em Teologia e Mariologia pela Pontifícia Facoultà Marianum de Roma/Itália. Atualmente é diretor de ensino da escola estadual Professora Heloísa Mourão Marques e vice-diretor de ensino da Faculdade Diocesana São José (Fadise).
RAPHAEL LUIZ BASTOS JÚNIOR (Secretaria de Planejamento) – Graduado em Sistema de Informação. Atuou como Superintendente Regional da Fundação Nacional de Saúde; Secretario Parlamentar na Câmara Federal; Assessor Especial de Planejamento, na Secretária de Articulação Institucional; Gerente de Logística e Suporte na PMRB; Chefe de Divisão de Desenvolvimento da PMRB.
THIAGO RODRIGUES GONÇALVES CAETANO (Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo) – Engenheiro Civil – Especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia, especializado em MBA Executivo em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano. Um dos pioneiros em Avaliações e Perícias no Estado do Acre. Atuou como Supervisor da unidade local do Dnit de 2015 a 2017 e como Superintendente do Dnit de 2017 a 2018. Foi o primeiro fiscal do Dnit nas obras da Ponte sobre o Rio Madeira.
ANA PAULA CAMELI (Secretaria de Inclusão Social) – Advogada -especializada em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público do Estado (MP/AC); atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em vários projetos voltados para questões sociais como o Berço da Cidadania, que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.
SILVANIA PINHEIRO DINIZ (Secretaria de Comunicação) – Jornalista – Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela União Educacional do Norte (Uninorte). Especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político pela União Educacional do Norte (Uninorte). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ingressou no jornalismo aos 17 anos, atuando como repórter, tornando-se posteriormente editora-chefe do jornal O Rio Branco. Foi editora de política e editora-chefe do jornal A Gazeta, além de cofundadora do portal ContilNet Notícias. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sempre ao lado de Gladson Cameli. É primeira-secretária da executiva do Progressistas no Acre.
ELIANE PEREIRA SINHASIQUE (Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora) – Jornalista – Graduada em Comunicação Social/Publicidade e pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior. É jornalista, radialista, publicitária, foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae/AC, foi professora universitária, é escritora e empresária. Foi também a deputada estadual mais votada na capital do Acre nas eleições de 2014. É presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Acre. É também presidente do MdBelas Rio Branco.
ALYSSON BESTENE LINS (Secretaria de Saúde) – Cirurgião-dentista – Especialista em prótese dentária, com área de atuação em Implante Dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no Curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de saúde e Vereador do Município de Rio Branco de 2009 a 2012.