Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sinal analógico chega ao fim, mas kits ficam disponíveis por mais 30 dias

O sinal analógico foi desligado às 23h59 desta quarta-feira, 31, nos municípios de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard. Agora, a programação dos canais abertos de televisão é transmitida apenas pelo sinal digital, o que significa que é necessário o uso de equipamentos específicos.

No Acre, o Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração dos sinais, trabalhou durante seis meses na região realizando ações de orientação e mobilização social.

Ao longo das ações foram distribuídos gratuitamente kits às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. A meta era entregar 55 mil kits, mas só foram entregues 46 mil. Por isso, a entidade continuará distribuindo os kits por pelo menos 30 dias.

O kit gratuito conta com uma antena e um conversor digital. Para saber se a pessoa tem direito ao equipamento basta ligar no 147 ou acessar www.sejadigital.com.br.

A aposentada Neuza Lemos, de 75 anos, ficou sabendo que tinha direito ao kit durante uma ação do Seja Digital.

“Eu achava que não tinha direito, mas minha filha foi até o Terminal Urbano, onde tem um posto de atendimento, e lá as moças verificaram que eu podia retirar a antena e o conversor de graça! Peguei o kit no outro dia e já instalei correndo. Antes eu só conseguia assistir um canal porque os outros chiavam muito. Agora está tudo perfeito.”

Nas lojas especializadas em venda de equipamentos eletrônicos, a procura por antena e conversor digital foi grande apenas no começo da campanha. É o que conta o gerente administrativo Tarcisio Costa.

“Quando saiu a notícia de que aconteceria o desligamento, a saída foi boa, mas depois deu uma parada bem grande. Nessas últimas semanas não teve diferença, se vendemos quatro unidades foi muito”. O preço médio somente da antena é de aproximadamenteR$ 130.

Sair da versão mobile