Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas aumentam nível do Rio Acre em 1,67 metros na Capital

O inverno amazônico, período conhecido pela grande quantidade de chuvas, promete ser rigoroso. Nos últimos 11 dias o nível do Rio Acre subiu 1,67 metro na capital acreana. Nesta terça-feira, 20, o manancial chegou a marcar 4,42 metros, segundo dados do Corpo de Bombeiros.

Segundo o major Cláudio Falcão, o aumento das águas na capital é reflexo da grande quantidade de chuvas que ocorreram na Lagoa dos Patos, no Peru, passando pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

“Todas essas águas entram em Rio Branco. Também tivemos bastante chuva na região do Riozinho do Rola. Tudo isso faz com que o Rio Acre aqui na capital aumente seu nível”.

A previsão para os próximos dias é de chuvas intensas em todo o estado, segundo o major. “A probabilidade de chuva para a capital é de 80% diariamente nos próximos dias. No interior do estado, a probabilidade é de 80% a 90%. Isso significa que choverá todos os dias aumentando os níveis dos rios tanto na capital como nos municípios”.

De acordo com Falcão, o Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil e Estadual e Municipais começaram a elaborar o plano de contingência contra enchentes.

“Se permanecer com as chuvas intensas em todo o estado, poderá haver transbordamento de rios ocasionando enchentes nos municípios. Tivemos um quadrimestre, que foram os meses de junho, julho, agosto e setembro, de bastante seca em todo o estado. Choveu pouco nesse período. Contudo, no mês de outubro nós tivemos chuvas acima da média e o mês de novembro tem se mostrado um mês de muitas chuvas”.

Conforme o meteorologista, Davi Friale, em seu site O Tempo Aqui, a previsão é de chuvas diárias pelo menos até a próxima segunda-feira, 26, em todo o estado. “O calor e a elevada umidade do ar provocam chuvas, que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias em alguns pontos. As chuvas mais intensas devem ocorrer no fim de semana”.

 

 

Sair da versão mobile