Uma festa da cidadania. Assim foi o evento de premiação do X Concurso de Redação da Educação Fiscal, que reuniu alunos de 20 escolas públicas municipais nesta quinta-feira, 22, na FAAO. Antes da entrega da premiação, houve apresentação de teatro para o animado público, que lotou o auditório.
O tema deste ano foi a corrupção e suas consequências para a população. Por meio de vários gêneros textuais, os alunos relataram o problema da corrupção e as consequências para a população.
Vinte escolas foram premiadas: os alunos ganharam tabletes. Professores e gestores das escolas puderam escolher objetos que serão incorporados à didática escolar, como televisão, HDs e outros itens tecnológicos.
Um dos premiados, Vinícius Costa, de 10 anos, aluno da Escola Álvaro Rocha, escreveu uma fábula. Na estória, a corrupção não se restringe ao poder público e à política, e pode estar no dia a dia das pessoas. “Coisas simples são sim atos de corrupção e também atrapalham a vida de muita gente. Em casa debatemos esse assunto também, eu, meus pais e irmãos”.
A coordenadora pedagógica da Álvaro Rocha, Patrícia Leigui, conta que o Concurso de Redação “mobiliza a escola durante todo o ano e envolve toda a comunidade escolar”. A Escola ganhou uma TV de 50 polegadas para a Sala de Multimeios.
A prefeita Socorro Neri ressaltou que por meio das redações, é possível mensurar o entendimento que os alunos tiveram sobre o tema, exaltando nos textos a necessidade de ética no combate á corrupção e os males causados. “ O potencial demostrado nos textos, deixa claro que vocês estão aptos sim a serem futuros gestores e cidadãos de bem, com zelo pelo que é publico e também na vida”, destacou a prefeita, que contou aos alunos que na década de 70, como estudante em Tarauacá, foi vencedora das etapas municipal, estadual e ficou em segundo lugar na etapa nacional do concurso de redação da Receita Federal com o tema: a importância dos tributos para a cidade.
A prefeita agradeceu a equipe da secretaria de Finanças pelo Concurso, citando os nomes do secretário Marcelo Macedo e das professoras Célia Souza e Emília Loureiro.
Gerry Silva, delegado da Receita Federal no Acre, exaltou a atitude da prefeitura de Rio Branco, em realizar o Concurso de Redação da Educação Fiscal, que “forma cidadãos, desde pequenos preocupados em combater a corrupção”.