A 9ª edição do Festival de Cinema Pachamama ocorre até sábado, 24, em Rio Branco. Considerado um dos festivais mais promissores da América Latina, este ano, foram selecionados 60 filmes de pelo menos 10 países, entre longas e curtas-metragens. As produções abordam desde temas polêmicos aos mais reflexivos e até regionais.
A programação para quarta-feira, 21, prevê oficinas, exibição de filmes e debate. Logo às 9h ocorre, na Saci Filmes, a oficina realizada pelo Mídia Ninja, denominada “Mídia, Ativismo e Cobertura Colaborativa”. Nesse mesmo horário, mas na Usina de Arte, ocorrem as oficinas “Desenvolvimento de Curtas Com Cine Sena e a Oficina Efeitos Especiais Em Maquiagem”, com Rodrigo Aragão.
Já a Filmoteca Acreana é sede para a “Oficina Introdução ao Som Direto para o Audiovisual”, com Luiz A. Villagomez – BO, a partir das 9h.
No Cine Teatro Recreio, às 9h, será apresentado “Chico Mendes: Eu Quero Viver”, com direção de Adrian Cowell e Vicente Rios, 56’.1989.BR. E o Cine Debate
com Vicente Rios, Gomercindo Rodriguez (Guma) e Ângela Mendes, com classificação Livre.
Já às 15h, na Filmoteca Acreana, ocorre a Mostra Competitiva De Curta-Metragem. Às 17h será realizado o diálogo sobre o Mergulhe No Seuamo
com Leandrinha Du Art.
Parte bacana do projeto é a realização do Cinema dos Bairros. E nesta quarta-feira, 21, o bairro escolhido será o Tancredo Neves. A apresentação dos filmes ocorre na Escola Pedro Martinello, a partir das 18h.
No Cine Teatro Recreio, às 19h, será apresentado o curta: A Viagem De Icaro,
com direção de Kaco Olimpio e Larissa Fernandes , 19’. 2018. BR, classificação 16 anos. Além disso, ocorre a Mostra Competitiva de Longa-Metragem com Algo Quema,
que tem direção de Mauricio Alfrendo Ovando, 77’. 2018. BO, classificação 16 anos.
Na Universidade Federal do Acre (Ufac), às 19h, ocorre o diálogo com o tema Jornalismo E Crítica Cinematográfica com Marcela Gamberini. Às 21h, no Cine Recreio ocorre a Mostra Competitiva De Longa-Metragem.
O Festival Pachamama é aberto e o público pode ter acesso a toda programação de forma gratuita. Para mais informação acesse: www.cinemadefronteira.com.br ou procure pelo Facebook, Instagram, Twitter.