O detento Carlos Barroso da Silva foi flagrado tentando entrar com um aparelho celular escondido em uma sandália no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, no interior do Acre. De acordo com a direção da unidade, o preso retornava de uma licença de sete dias quando foi flagrado pelos agentes penitenciários.
Conforme o agente penitenciário Marcelo Freitas, durante a entrada do preso na unidade, os agentes perceberam que ele estava com um par de sandália e resolveram fazer uma inspeção com raio X. Foi quando encontraram o aparelho dividido em partes dentro das sandálias.
Freitas afirma que o detento deve sofrer uma sanção disciplinar. “Os agentes penitenciários estão empenhados em coibir a entrada de ilícitos na unidade prisional. Isso mostra o profissionalismo da categoria”, disse.
Presos engolem celulares
Ainda esta semana, três detentos foram flagrados com celulares no estômago. De acordo com Freitas, eles engoliram os aparelhos na tentativa de driblar a fiscalização dos agentes penitenciários.
“Os presos estavam sendo transferidos para pavilhões novos e durante esse trabalho de transferência, dois deles engoliram dois celulares e um outro detento engoliu uma bateria. Depois eles expeliram o material e foi dado o flagrante também”, contou o agente penitenciário.
Conforme a direção da unidade, um processo de sindicância deve ser aberto para apurar o caso. (Iryá Rodrigues / Do G1 AC)