Além do secretário de Segurança do Estado, o vice-governador eleito, Major Rocha, anunciou os gestores que estarão à frente dos demais órgãos ligados à Segurança Pública. O delegado César Pereira Carvalho Diniz, hoje titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), assumirá a Secretaria de Polícia Civil.
Diniz afirmou estar preparado para assumir o desafio. “Estive em uma pasta muito delicada, mas acredito que estou preparado para o desafio de contribuir com o novo governo”, destacou ele.
Bacharel em Direito pela Unicap, Rêmulo Diniz é também pós-graduado em Direito Processual Civil, especialista em Gestão em Segurança Pública pela Ufac. Já atuou como subprocurador do município, exercendo atividades na subprocuradoria de Direito Social.
Iapen – Ainda na segurança, Lucas Bolzoni, que atualmente é presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, assume o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Em conversa com a imprensa, Bolzoni disse que uma de suas prioridades será controlar a atuação das facções criminosas dentro dos presídios.
“A prioridade será desarticular estas facções que dominam os presídios no Acre, será reprimir a atuação delas para que o Estado possa atuar. Iremos ter ações duras nesse sentido. Somente assim conseguiremos fazer com que o sistema penitenciário volte para o controle total do Estado. O presídio será realmente um lugar de ressocialização”, disse.
ISE – Já o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) ficará sob o comando de Rogério Silva. “Faremos um bom trabalho a frente do órgão com planejamento estratégico nos primeiros 100 dias de gestão. Estou feliz com o convite e me sinto seguro com o desafio”, ressaltou.
PM/AC e Corpo de Bombeiros – Conforme já anunciado por Gladson Cameli, no final do mês de novembro, o comando da Polícia Militar ficará sob a responsabilidade do Cel. PM/RR Mário Cezar, e no Corpo de Bombeiros, o Cel. BM Antônio Velasquez.
Mário Cezar é bacharel em Direito pela Ufac, pós-graduado em Aperfeiçoamento de Curso Integrado dos Princípios de Policia Militar, Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Ministério da Justiça, especializado em Gestão Estratégica em Segurança Pública, Direitos Humanos Internacional.
Já atuou como Comandante Geral da Polícia Militar, comandante da Companhia de Operações Especiais COE, do 3° Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Guarda Penitenciária, Comando de Policiamento Metropolitano, Chefe de Seção da Inteligência, Chefe do Departamento Logístico da Policia Militar, Comandante do Policiamento Operacional, Subcomandante Geral da Policia Militar e Assessor Chefe Militar do Tribunal de Justiça.
Antônio Velasquez é militar de carreira do Corpo de Bombeiros, graduado em Engenharia de Incêndio – ABMDF e pós-graduado em Gestão Ambiental Florestal, pós-graduado em Análises de Sistemas, com especialização em Estudos Estratégicos em Segurança Pública – CAO (Curso de Aperfeiçoamento de Ociais). Exerce atualmente o cargo de Coordenador Executivo da Defesa Civil Estadual e Comandante do Colégio Militar Dom Pedro II.
O Coronel tem experiência na coordenação da Equipe de Logística da Força Nacional de Segurança Pública que atuou nas Operações de Precursão de Apoio durante a Olimpíada de 2016. Comandou o 20, 3° e 6° Batalhão, o Batalhão de Busca e Salvamento e foi Comandante Operacional de Rio Branco. Foi Chefe do Serviço Reservado de Inteligência, Diretor de Apoio Logístico. Instrutor de Primeiros Socorros para o Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar do Acre, Curso de Formação de Soldados e Instrutor de Natação Utilitária para o Curso de Formação de Sargentos.