Após os prejuízos causados pela forte que atingiu Rio Branco na sexta-feira, 7, outra consequência ficou visível neste sábado, 8. O rio Acre apresentou elevação de quase um metro no nível. De acordo com medição da Defesa Civil, o manancial media 9,16m.
O pesquisador meteorológico, Davi Friale, adiantou qual a previsão para o final de semana. “Neste domingo, o tempo melhora, com sol e nuvens, sendo muito baixa a probabilidade de chuvas até segunda-feira, porém podem ocorrer de forma pontual e rápida”, comentou.
Oficialmente, o verão começa no próximo dia 21 dezembro de 2018. É a estação das chuvas intensas na Amazônia.
A previsão para esse período é chuva acima da média no Acre. A causa principal são as águas superficiais do oceano Atlântico Norte estarem, nos últimos meses, com temperatura cerca de 1°C acima da média, o que leva a uma evaporação mais acentuada, cuja umidade é trazida para a América do Sul, onde se precipita em forma de chuvas abundantes.
“Com chuvas abundantes, espera-se que o nível dos rios fique, nesse período, muito acima da média. No entanto, chuvas abundantes, muito acima da média, não provocam, necessariamente, enchentes e inundações de proporções alarmantes, pois vai depender da distribuição dessas chuvas ao longo de um mês, por exemplo”, destacou o pesquisador.
Em novembro, choveu acima da média em todos os municípios do estado, sendo que, em alguns, as chuvas somaram mais do que o dobro da média climatológica para o mês, como aconteceu em Porto Walter e na maior parte do vale do Juruá e, também, nos vales dos rios Tarauacá e Iaco, comentou Friale.