Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Por conta da forte chuva, rio Acre apresenta elevação no nível

Por conta da forte chuva, rio Acre apresenta elevação no nível

Após os prejuízos causados pela forte que atingiu Rio Branco na sexta-feira, 7, outra consequência ficou visível neste sábado, 8. O rio Acre apresentou elevação de quase um metro no nível. De acordo com medição da Defesa Civil, o manancial media 9,16m.

O pesquisador meteorológico, Davi Friale, adiantou qual a previsão para o final de semana. “Neste domingo, o tempo melhora, com sol e nuvens, sendo muito baixa a probabilidade de chuvas até segunda-feira, porém podem ocorrer de forma pontual e rápida”, comentou.

Oficialmente, o verão começa no próximo dia 21 dezembro de 2018. É a estação das chuvas intensas na Amazônia.

A previsão para esse período é chuva acima da média no Acre. A causa principal são as águas superficiais do oceano Atlântico Norte estarem, nos últimos meses, com temperatura cerca de 1°C acima da média, o que leva a uma evaporação mais acentuada, cuja umidade é trazida para a América do Sul, onde se precipita em forma de chuvas abundantes.

“Com chuvas abundantes, espera-se que o nível dos rios fique, nesse período, muito acima da média. No entanto, chuvas abundantes, muito acima da média, não provocam, necessariamente, enchentes e inundações de proporções alarmantes, pois vai depender da distribuição dessas chuvas ao longo de um mês, por exemplo”, destacou o pesquisador.

Em novembro, choveu acima da média em todos os municípios do estado, sendo que, em alguns, as chuvas somaram mais do que o dobro da média climatológica para o mês, como aconteceu em Porto Walter e na maior parte do vale do Juruá e, também, nos vales dos rios Tarauacá e Iaco, comentou Friale.

Sair da versão mobile