X

Entrando 2019 com o pé direito

Estamos a quatro dias de 2019. Um ano novinho em folha para viver novas histórias, abandonar velhos maus hábitos, tentar ser alguém melhor com os outros e consigo mesmo. Com a virada de ano, renova-se a esperança de um futuro melhor e os desejos de prosperidade, saúde, paz, amor.

Também é na virada que muitas pessoas supersticiosas aproveitam o momento para entrar o ano com o pé direito. Afinal, quem não quer ver seus desejos se realizando em 2019? Eu quero.

Pular sete ondinhas no mar, comer lentilha, brindar com champanhe e, claro, não comer pratos feitos com aves – o conselho é evitar comer animais que ciscam pra trás. Pois bem, como boa supersticiosa, separei algumas crenças populares para ajudar a começar o ano bem.

Para quem que, assim como eu, não vai entrar o ano em uma cidade praiana para poder dar os famosos pulinhos da sorte pode pular em casa, segurando uma taça de champanhe. Após três pulos sem derramar a bebida, você joga tudo para trás. O ritual significa que estará deixando o passado, de fato, para trás. Mas atenção. Cuidado para não molhar ninguém.

O brinde de champanhe é uma das tradições mais antigas e fáceis de fazer. Segundo a superstição o brinde é um símbolo da realeza, alegria e está ligado à fidelidade e à confiança. E tem mais. Se o champanhe for a primeira bebida consumida no ano, você atrairá energias positivas e felicidades.

Outra superstição tradicional é a cor da roupa usada para passar o Réveillon. Branco, vermelho, amarelo, azul, verde, rosa. Cada cor tem um significado diferente e “ajudam” na busca por realizações no ano novo. Até o mais cético a de convir que a cor pode até não atrair coisas boas, mas influenciam no nosso humor. E como queremos entrar o ano? Felizes, lógico.

Brincadeira a parte, independente de religião ou superstições, o meu desejo a todos os meus familiares, amigos e leitores é um só: saúde. Que possamos ter um ano novo de muita saúde para corremos atrás dos nossos sonhos, viver momentos inesquecíveis e viajar, viajar muito! Feliz 2019.

Bruna Mello é jornalista.
E-mail: bmello.90@gmail.com

Fabiano Azevedo: