Como bem diz o jornalista Bruno Costa, “cabe em cada pontinho neste universo um lugar ao sol para todos”. Isso me faz lembrar um trecho de uma das grandes canções de Humberto Gessinger: somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter. O caminho muitas vezes pode parecer árduo, mas sem dúvida o resultado é compensador.
Infelizmente, ao longo de nossa caminhada, nos esbarramos com pessoas que tendem a nos convencer que não somos capazes de conquistar aquilo que tanto desejamos. O pior é que mesmo sabendo quem realmente somos, e a grandeza do nosso potencial, mesmo assim acabamos acreditamos nessas pessoas, e, o que poderia ser conquistado de forma tão simples acaba se transformando em algo inalcançável.
Invertem-se os papéis. Mais fácil conquistar o tal ‘lugar ao sol’, convencendo os concorrentes de que não capazes de chegar a lugar algum do que mostrar a sua própria capacidade. Pura ilusão, pois, até os dinossauros mais poderosos sucumbiram. Portanto, não adianta puxar o tapete do outro, pois, todos estão sujeitos à glória e ruína.
Quantas coisas deixamos de fazer por não nos sentirmos capazes? Durante muito tempo vivi assim. Não me sentia capaz por que uma vez ouvi de uma ‘amiga’ isso. Ainda bem que a maturidade chega e com ela o discernimento. Daí você aprende que a única opinião que vale é a sua e que pessoas para te desejar o mal existe a tantas por aí. Por isso, tendo uma palavra de conforto ou não, o que vale mesmo é tentar. Buscar conquistar o sim.
Bom ânimo, aquele que Deus se refere na bíblia, é fundamental nesses casos.
Nem sempre é fácil, mas, a palavra desistir não pode existe no nosso vocabulário.
‘As nuvens podem não ser de algodão’, como diz a canção, ‘os ventos podem até errar a direção’, mas isso não irá nos impede de sonhar. O próprio Humberto Gessinger afirma, ao comentar sobre sua bela canção, que ‘não podemos ser apenas o que já somos… somos tudo que pudermos sonhar’. Que possamos ter nossos sonhos e possamos realizá-los.
Nem sempre as coisas seguem o seu fluxo ou são como deveriam ser, mas iremos persistir, pois, a persistência é a chave do sucesso. Ela é o combustível necessário para tudo! Portanto, trace suas metas, planeje o caminho e lute com as adversidades insistentemente. O foco está no objetivo final, mas a felicidade de cada vitória conquistada ao longo do caminho é insuperável!!!
Marcela Jansen advogada e jornalista.
E-mail: marcelajansen@hotmail.com