“O que essa privatização vai ocasionar fere totalmente os direitos desses trabalhadores”. A frase é do deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), ao comentar sobre a possível demissão dos servidores da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), devido ao processo de privatização da empresa.
Jenilson pontua que foi instalada na Aleac uma Comissão Especial com o objetivo de analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2018, elaborada pelo Sindicato dos Urbanitários em parceria com o deputado Manoel Moares (PSB), na qual prevê o reaproveitamento dos servidores das empresas públicas que foram vendidas para a iniciativa privada.
O comunista pede celeridade na apreciação da matéria, tendo em vista que está ‘em jogo a estabilidade financeira de pais de família’. “Quero falar a respeito do andamento dos trabalhos da comissão especial que foi criada nesta Casa, com o objetivo de encontrar alternativas para a possível demissão dos servidores da Eletroacre. Queremos assegurar o direito dos 50 pais de famílias que estão prestes a ficar desempregados. É lamentável que a Eletroacre tenha sido vendida por apenas R$ 50 mil, e é mais lamentável ainda a demissão desses servidores”, disse.
O comunista assevera que a demissão fere totalmente os direitos dos trabalhadores. “O que essa privatização vai ocasionar fere totalmente os direitos desses trabalhadores. Mas, infelizmente, isso faz parte de uma política neoliberal, onde o compromisso maior do governo é com o mercado. Vale ressaltar, que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que os direitos desses pais de família sejam respeitados. Ontem, formalizamos a comissão da qual eu sou presidente e hoje voltaremos a nos reunir para falar sobre as tratativas”, explicou.
O deputado Gehlen Diniz (PP) corroborou a fala do colega de parlamento. A PEC já está sendo discutida por uma comissão especial e logo será enviada para ser analisada em plenário. Os trabalhadores estão no caminho certo. A mobilização é realmente necessária. Contem com o meu apoio”, finalizou.