X

Diplomação de governador, senadores e deputados lota teatro da Ufac

O público lotou o teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) nesta quarta-feira, 19, para acompanhar a solenidade de diplomação do governador eleito Gladson Cameli (Progressitas), o vice Major Rocha (PSDB), além dos senadores e deputados estaduais e federais.

Foram diplomados dois senadores, sete deputados federais e 23 deputados estaduais, além do governador e vice-governador. A Justiça Eleitoral do Acre suspendeu, temporariamente, a diplomação do deputado federal eleito, Manuel Marcos, e da deputada estadual Dra. Juliana Rodrigues, presos durante operação da Polícia Federal.

A diplomação confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados nos respectivos cargos.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER-AC), a desembargadora Regina Longuini, falou da importância do ato jurisdicional e desejou uma boa gestão aos eleitos.

“Desejamos que eles não traiam a vontade popular, não traiam o povo que depositou a confiança neles. Que eles [eleitos] possam dar a sua vida pelo povo acreano, pelo nosso Brasil, com bondade, amor, e olhar todos os nossos problemas com misericórdia, brandura e responsabilidade.”

O governador eleito chegou à cerimônia acompanhado da futura primeira-dama, Ana Paula Correia Cameli. Emocionado, Cameli falou da responsabilidade que irá assumir a partir de janeiro de 2019.

“Eu peço paciência, cooperação e apoio de todos os poderes e cidadãos porque estou preparado para fazer um governo da paz, do povo, um governo sem perseguição e sem cor de partido. Quem duvidar que vai dar errado, vai perder. Vai dar certo, já deu certo. Estou pronto, preparado e otimista. Começamos hoje uma nova batalha.”

Cameli destacou seu projeto de reforma administrativa aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O progressista reduzirá o número de secretarias de 22 para 14, além da redução dos cargos comissionados para apenas 700, mil e trezentos a menos que o atual governo, e dez assessorias especiais.

Além disso, o futuro governador fez uma breve avaliação do período de transição de governo que encerrou na terça-feira, 18. “É uma situação econômica muito difícil. O frio está muito grande para um cobertor pequeno. Fiz uma reforma administrativa e muitas pessoas não gostaram, mas pasmem, eu tenho que valorizar o servidor público”.

O progressista também ressaltou que dará prioridade aos aprovados em concursos públicos que ainda não foram convocados. “Fiz essa reforma para que tão logo possamos convocar os que fizeram concurso público, e colocar em prática tudo que dissemos na campanha. Peço, por favor, paciência”.

Durante o discurso da diplomação, Gladson agradeceu à família e a todos que o apoiaram e acreditaram nele. “Pela vontade das pessoas do Acre, eu estou aqui hoje para receber esse diploma que muito me honra. Meus amigos, eu tenho a consciência de que esse diploma representa um compromisso aceito desde o primeiro dia em que decidi dedicar-me a carreira política para servir ao meu estado.”

Ele convidou ainda os servidores a trabalharem unidos nesse projeto. “O Estado precisará retornar as suas origens, valorizando o servidor público de carreira e reconhecendo-o como motor da transformação do nosso estado”

E concluiu o discurso falando sobre gratidão. “Quero finalizar dizendo que eu sonho com o Acre que o meu tio Orleir Cameli sempre sonhou e a ele dedico esse momento. Iniciemos essa nova etapa da nossa caminhada com fé no trabalho e a proteção de Deus”.

 PERFIL GLADSON CAMELI

FOTO/ REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Filho de Eládio Messias Cameli e Maria Lindomar de Lima Cameli, Gladson de Lima Cameli é natural do município de Cruzeiro do Sul, é casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli e pai de Guilherme Correia Cameli, de 5 anos.

Nasceu em 26 de março de 1978. É bacharel em Engenharia civil desde 2001, formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus Ulbra, no Amazonas. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/AC), exerceu atividades profissionais como sócio da empresa pertencente à família.
Pelo lado paterno é sobrinho do ex-governador do estado do Acre Orleir Cameli.

Cameli foi membro do Conselho Municipal da Juventude e, inspirado pelo tio, entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em outubro de 2009, foi condecorado com o Título de Cidadão Riobranquense pela Câmara Municipal de Rio Branco/AC. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal.

Em seu segundo mandato, se destacou à frente da Comissão da Amazônia. Através da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) foi designado o relator do Projeto de Lei 5957-2013, que propõe a regulamentação da legislação referente a criação e instalação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE´s) em todo país. A proposta é considerada uma das mais importantes em discussão na área econômica do Congresso Nacional

Em julho de 2012, Gladson Cameli foi destaque nacional como um dos campeões de liberação de emendas parlamentares no primeiro semestre de 2012. As informações são do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi)

Foi filiado ao PFL durante (2000-2003) e ao PPS durante (2003-2005). É filiado ao Progressistas desde 2005 permanecendo até os dias atuais. No pleito de 2014, elegeu-se senador com 58,36% dos votos válidos, a maior votação dada a um político nos últimos anos.

As emendas individuais de sua autoria durante sua atuação parlamentar somam cerca de R$ 130 milhões para os 22 municípios do Acre, independente de cores partidárias.
No Senado Federal, Gladson Cameli é membro de várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: