Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Família Rodrigues se reúne há mais de 30 anos para celebrar o Natal

Na casa da família Rodrigues, em Rio Branco, os familiares se reúnem tradicionalmente há mais de três décadas. Cerca de 50 pessoas, entre parentes e amigos, participam da festa.

Além da tradicional ceia de Natal, com mesa farta e para todos os gostos, a família realiza o amigo oculto – a brincadeira preferida das crianças da família.

“Nos reunimos para juntos celebramos com alegria o nascimento do Menino Jesus, fortalecendo nossa união. Todo ano tem um marco diferenciado, pois celebramos com maior intensidade o ano que chega ao fim, com muita alegria e esperança de dias melhores”, contou a professora, Maíse Rodrigues, de 47 anos.

Para Rodrigues, a data vai muito além da troca de presentes e brincadeiras. Natal é sinônimo de união e harmonia, conta a professora.

“O que mais gosto é de ver a alegria e a felicidade estampada no rosto de todos que se reúnem conosco nesta noite de muito amor. Nossa família é bem receptiva, acolhemos a todos sem distinção de raça ou credo religioso, pois o que importa é o respeito e acima de tudo, Deus, e a família como base”.

Dicas para comprar presentes de última hora

Além de simbolizar o nascimento de Jesus Cristo, o Natal também é uma data em que grande parte da população gosta de presentear familiares e amigos. Para seguir a tradição, como bons brasileiros, a maioria da população sempre deixa as compras para última hora.

Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção Ao Crédito (SPC), 9,3 milhões de pessoas deixaram as compras para a semana do Natal. Entre as principais justificativas estão à esperança de uma boa promoção e o pagamento da segunda parcela do 13º.

Por isso, o A GAZETA reuniu algumas dicas para fazer as comprar sem ter dor de cabeça ou acumular dívidas.

Horário de funcionamento do comércio

Quem deixou para comprar os presentes na véspera de Natal precisa ficar atento aos horários de funcionamento do comércio. As lojas devem funcionar em horário estendido nesta segunda-feira, 24.

A recomendação é procurar informações sobre o horário de funcionamento das lojas nas redes sociais ou pelo telefone antes de sair de casa.

Em Rio Branco, o Via Verde Shopping será um dos locais com maior movimento na véspera de Natal. Neste domingo, 23, as lojas funcionaram das 10h às 23h. Na segunda, 24, as lojas também vão funcionar das 9h às 23h e a praça de alimentação das 9h às 23h. No Natal, 25, as lojas terão funcionamento facultativo e a praça de alimentação abre às 11h e fecha às 21h.

Já na véspera de Ano Novo as lojas abrirão às 10h e fecharão às 18h. A praça de alimentação funcionará no mesmo horário. E no dia 1º de janeiro de 2019, o shopping estará fechado.

Exija a nota fiscal

A chefe de fiscalização do Procon/Ac, Fran Britto, dá algumas dicas para as compras de final de ano. Para evitar problemas posteriores, a principal recomendação é exigir a nota fiscal do produto.

“Esse é o documento que o consumidor vai ter para poder fazer uma reclamação e comprovar que o produto foi comprado naquele estabelecimento. E como é um período que as pessoas dão muitos presentes é bom que os consumidores, antes de comprar, se certifiquem sobre a política de troca da empresa”.

Sobre a política de troca, Britto esclarece que, segundo o Código do Consumidor, a troca é efetuada em caso de defeito. “Nesse caso de presente, se a pessoa não gostou ou não serviu, a troca não é obrigatória. Por  isso, o consumidor tem que perguntar antes como é a política de troca da empresa”.

Em caso de eletrônicos, a dica é sempre testar o produto antes de finalizar a compra. “Isso evita de o consumidor chegar em casa e o produto não está funcionando, e ele ter todo um trabalho de questionar com a loja ou ter que procurar o Procon”.

Qualquer consumidor que se sentir lesado deve procurar o atendimento do Procon da Oca ou ligar para 3223-7797. “Estamos fazendo fiscalização até o Natal, esse período mais movimentado”, concluiu.

 

 

 

 

Sair da versão mobile