Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo prepara lançamento do aplicativo S.O.S. Maria de proteção da mulher

Governo prepara lançamento do aplicativo S.O.S. Maria de proteção da mulher

Numa reunião interinstitucional na tarde desta terça-feira, 4, na Casa Civil, a governadora em exercício Nazareth Araújo apresentou para diversos parceiros o aplicativo de celular S.O.S. Maria, uma nova ferramenta de segurança pública usada na proteção à mulher.

Inspirado num projeto de sucesso do Piauí, o aplicativo atuará com duas funções: a de denúncia, que pode ser feita até por terceiros, e o “botão do pânico”, em que a mulher poderá chamar a polícia, sem alardes, durante uma tentativa de agressão, apenas por geolocalização.

O projeto desenvolvido pela governadora Nazareth Araújo contou com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho e envolveu o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SepMulheres).

Ele também conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), do Ministério Público do Acre (MP/AC) e da Defensoria Pública do Estado, cujos representantes acompanharam a apresentação.

Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, aos poucos novas funcionalidades ainda serão colocadas no S.O.S. Maria. “Ele tem duas funcionalidades no momento, que é de denúncia de uma agressão e o ‘botão do pânico’. Futuramente, também será implantada a função da gravação de voz e a função específica para mulheres em medida socioprotetiva”, destaca.

Entusiasta do projeto, a desembargadora Eva Evangelista agradeceu a iniciativa da governadora e seu papel em unir mulheres das principais instituições públicas do Estado contra a violência doméstica e o machismo. “Essa é uma rede extraordinária, porque é uma rede que funcionou efetivamente, e muito anima termos o avanço desse projeto aqui no Acre”, conta.

O aplicativo S.O.S. Maria será lançado nesta sexta-feira, 7, estando disponível de imediato para Android e em breve para iOS. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Sair da versão mobile