A Comissão do Processo de Seleção de Alunos para o Ingresso no Colégio Militar Estadual Dom Pedro II divulgou, nesta quinta-feira, 20, a relação de alunos sorteados para vagas no 6º ano. Ao todo, 167 candidatos foram sorteados. A lista completa está no Diário Oficial do Estado.
Os colégios militares Dom Pedro II e Tiradentes funcionam desde março deste ano. Além de desenvolverem as práticas educacionais definidas pelo § 1º do artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), as escolas também adotam ensinamentos disciplinares hierárquicos como quartéis.
Para oferecer aos mais de mil alunos matriculados na rede de ensino, o Governo do Acre investiu R$ 4,2 milhões na construção das duas unidades.
A rotina dos estudantes das escolas militares começa às 7h, quando fazem a formatura de hasteamento da bandeira, cantam o hino nacional e acreano e fazem continência à bandeira. Após seguirem aos procedimentos, eles entram para sala de aula.
Pelo menos uma vez por semana os estudantes têm 50 minutos para aprender sobre questões militar, civil e patriotismo.
Novo governo
Os colégios militares, que representam uma nova forma de ensino escolar no Acre, também serão prioridade do governador eleito, Gladson Cameli.
O futuro secretário de Educação, o professor Mauro Sérgio, afirma que o projeto da nova gestão é ampliar o número de colégios militares no estado. A intenção é abrir uma escola na região da Baixada no começo do ano letivo de 2019.
“Esta proposta está presente em nosso plano de trabalho. Já iniciamos as conversas com o novo comandante da Polícia Militar. Precisamos aguardar, pois tal decisão dependerá de acertos entre a Secretaria de Educação e o comando da PM”, explicou.