O vice-governador eleito, Major Rocha (PSDB), anunciou na manhã de sexta-feria, 7, em entrevista coletiva, o nome do secretário de Segurança Pública do Estado, no governo de Gladson Cameli (PP), que se inicia em 1º de janeiro. Rocha frisa que a escolha se deu dentro dos ‘critérios de qualidade técnica, experiência, compromisso com as diretrizes do governo e capacidade de trabalhar em defesa dos interesses da sociedade’.
Ainda de acordo com o vice-governador eleito, os órgãos ligados à segurança do Estado deverão atuar de forma harmoniosa. “Temos muito trabalho pela frente e esperamos contar com o apoio de todas as secretarias de governo, instituições e, principalmente, de cada cidadão, que deve ser um aliado do sistema de Segurança Pública. Diminuir os indicadores de violência é um compromisso de todos”, disse.
O coronel da Polícia Militar Paulo Cezar Rocha dos Santos foi o escolhido pelo tucano para comandar Secretária de Segurança Pública. Coronel da reserva, ele responde pela assessoria jurídica do Tribunal de Justiça do Acre.
Após o anúncio, Paulo Cezar falou sobre os desafios de gerir a pasta. “A Secretaria de Segurança, atualmente, é considerada uma das pastas mais complicadas. Sabemos que o desafio é grande, mas é palpável de ser alcançado com parceria com os órgãos e a sociedade como um todo. Temos certeza que, em um prazo razoável, a população vai perceber a retomada da tranquilidade”, disse.
Perfil – Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), é também especialista em gestão em Segurança Pública, pós-graduado Lato Sensu pela Universidade Fluminense, Analista de Organização, Sistemas e Métodos, Planejamento Estratégico Situacional, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Direitos Internacional Humanitário.
O coronel carrega ainda em seu Curriculum o curso Básico e Avançado pela SWAT, curso de Operações Espanholas.
Já atuou como comandante da Polícia do Exército e Guardas e Escoltas, comandante da Companhia Independente de Sena Madureira, Companhia de Patrulhamento da Capital, Companhia de Operacões Especiais, Policiamento Metropolitano, Policiamento Operacional, fundador e diretor-geral do Centro Integrado de Segurança Pública e subcomandante da PM no governo Binho Marques.