Após sucessivas quedas no valor da gasolina, a Petrobrás anunciou o segundo aumento do mês. Neste sábado, 8. O reajuste foi de 1,60%. A política de preços da Petrobras para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras segue o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais dos produtos, acrescentando os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias.
Já o valor do Diesel não apresentou mudanças. A notícia deixou apreensivo o autônomo, Mário de Souza, que por conta do trabalho acaba consumindo muita gasolina. “Até que tinha baixado um pouco o valor. Tomara que não repassem ao consumidor esse novo aumento”.
No Acre, o Sindicato dos postos de combustíveis do Acre (Sindepac) avisa que os novos preços só são conhecidos pelos postos, quando as distribuidoras revendem o produto reajustado.
Além disso, o Sindepac considera a nova medida da Petrobrás preocupante. Segundo a categoria, a principal responsável pelo aumento é a alta carga tributária que sobre os combustíveis. Para eles, os revendedores não têm outra alternativa a não ser repassar os aumentos ao consumidor.
Atualmente o valor da gasolina em Rio Branco varia bastante. Em outubro o valor ultrapassava os R$ 5 depois baixou um pouco. Porém, ainda sim, é no Acre onde se vende a gasolina mais cara do país.