Apenas dez detentos do Acre foram beneficiados com a saída temporária de fim de ano. Os presos são da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, interior do Acre.
A informação foi confirmada pela direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), nesta quarta-feira, 26.
Em 2017, mais de 40 presos foram beneficiados com a saída temporária. Todos os detentos eram de unidades prisionais de Rio Branco.
Os presos deixaram a unidade na segunda (24) e devem retornar no próximo dia 1º de janeiro. O diretor-presidente do Iapen-AC, Aberson Carvalho, explicou que a Vara de Execuções Penais (VAP) ordenou a saída apenas dos presos do interior do estado.
“Se não retornarem dia 1º vão ser considerados foragidos. Não é o Iapen quem decide, é a Vara. Cada juiz tem sua sentença, sua decisão e acompanhamento. Apenas cumprimos o que a Justiça determina”, destacou.
Carvalho explicou que são avaliados alguns critérios para que o detento receba o benefício. Ele afirmou também que não há confirmação se os detentos estão monitorados pela tornozeleira eletrônica.
“São etapas de pena, cumprimento de pena, atendimento dentro da unidade. São alguns dos critérios”, ressaltou.