Após negociação, os médicos que atendem no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, devem retornar às atividades na sexta-feira, 14, quando o Governo do Acre deve pagar os dois meses de salários atrasados.
Por enquanto, apenas 30% do efetivo permanece realizando atendimentos de urgência e emergência.
Segundo o representante do Sindicato dos Médicos no Juruá, Theobaldo Dantas, os médicos decidiram por só retornar as atividades depois que o dinheiro for realmente pago aos profissionais.
Desde o dia 23 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) se compromete em transferir os recursos para Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), entidade contratada pelo Governo do Estado para administrar o Hospital do Juruá, mas não cumpre o acordo.
Por este motivo, os médicos cancelaram o contrato com a unidade de saúde na última sexta-feira, 7.
“Estamos em uma situação delicada. Não é só o pagamento dos médicos, a saúde das pessoas que usam o Hospital do Juruá está em risco. Hoje, na nossa instituição, há uma falta grave de medicamentos, insumos, materiais para cirurgias. Infelizmente somos obrigados a cancelar o contrato, não só pelo nosso atraso, mas pela situação da Saúde”, disse Dantas em entrevista ao A GAZETA na semana passada.
Segundo o médico, a dívida do Estado com a entidade prestadora de serviço é de R$ 13 bilhões.