A prefeita Socorro Neri é a nova presidente da Associação de Municípios do Acre (Amac), para o biênio 2019/2020, tendo como vice presidente o prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbary e secretário, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim. Ela encabeçou chapa única, que foi formada em consenso entre os 21 prefeitos acreanos. A posse está marcada para o dia 2 de janeiro às 9 horas, na sede da Amac.
Além de experiência no serviço público municipal, estadual e federal, a prefeita Socorro Neri atuou de 1996 a 2002, na Associação dos Prefeitos do Acre, que antecedeu a Amac. Foi responsável pela assessoria aos municípios na área da assistência social, elaborando projetos e prestando orientações. Em vários momentos foi coordenadora executiva da APA.
Em sua fala de agradecimento pela unidade, Socorro Neri, se comprometeu com o fortalecimento da Amac. “Quero agradecer a confiança da unidade, que se consolidou. Eu retribuirei a confiança com dedicação, responsabilidade e empenho que me marcam como servidora pública já há 34 anos. Vou coordenar uma diretoria, uma equipe de trabalho, mediando sempre o diálogo para que cheguemos sempre a um consenso. Minha gratidão ao vice, Zezinho Barbary, sempre sereno e firme e ao prefeito Mazinho, além dos membros do Conselho Fiscal. A Amac é uma entidade plural, que agrega e congrega realidades distintas que têm à frente prefeitos de partidos diversos, plural, mas essa pluralidade não interferirá nas decisões da entidade”, citou a presidente eleita ressaltando ainda que “quem ganhará com essa unidades, é a população dos 22 municípios que se fortalecem tecnicamente e na relação institucional. Eu estarei à frente para contribuir com os municípios na responsabilidade de incentivar o desenvolvimento das cidades do interior”.
O vice presidente da Amac, Zezinho Barbary, que está no segundo mandato à frente da gestão de Porto Valter, cita o orgulho de compor a diretoria da Amac, com Socorro Neri. “A prefeita Socorro Neri é muito técnica e experiente em gestão”.
Para a atual presidente, Marilete Vitorino, o nome de Socorro Neri é o mais adequado “porque tem perfil de gestora. Estou muito feliz em entregar a presidência para ela”.
Entre os servidores da Amac, também há consenso com relação à boa gestão de Socorro Neri, à frente da Associação dos Municípios do Acre. A engenheira Micaelle Maia, que atuou com Neri na APA, ressalta a integridade dela. “É o nome certo para o cargo, tem perfil de técnica e de gestora”.
O Conselho Fiscal da Amac é composto pelos prefeitos de Bujari, Romualdo, de Feijó, Kiefer, de Porto Valter, IzacPianko, tendo como suplentes, o prefeito de Capixaba, Joãozinho, de Epitaciolândia, João Flores e Antônio Zum, de Assis Brasil.