Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana entrega revitalização do complexo Memorial dos Autonomistas

Tião Viana entrega revitalização do complexo Memorial dos Autonomistas

Considerado um dos espaços mais simbólicos em contar a história do Acre, o complexo Memorial dos Autonomistas foi completamente revitalizado e entregue na tarde desta quinta-feira, 20, pelo governador Tião Viana.

Com um investimento de R$ 426 mil na recuperação do espaço, o Memorial abriga o Mausoléu onde repousam os restos mortais do senador Guiomard dos Santos, principal responsável pelo movimento que elevou o Acre de Território da Federação à Estado, e sua esposa Lídia Hammess. Também faz parte do complexo o Theatro Hélio Melo, com capacidade de 150 lugares e o Café do Theatro, além de uma área de exposição permanente.

“O Memorial dos Autonomistas é símbolo da nossa história. É o momento que o Acre disse que era o senhor da sua própria história e capaz de determinar o futuro que queria pela via democrática e da institucionalidade. E assim foi feito. O Acre foi elevado à categoria de Estado e aqui está a nossa memória. Fica aqui nossa homenagem ao setor cultural do nosso estado”, conta o governador.

Com a reinauguração pontuada pela recuperação completa do espaço e mudanças pontuais, o Memorial dos Autonomistas volta a ser um ponto turístico de visitação para a população a partir do dia 26 de dezembro, das 8 às 18 horas.

Segundo a presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins: “O Mausoléu recebeu um novo desenho arquitetônico para contemplar os restos mortais. O sistema de ar condicionado foi trocado, as poltronas do Theatro foram todas trocadas. Estamos devolvendo o espaço com toda a qualidade que a população merece”.

Símbolo da autonomia

José Guiomard dos Santos foi responsável pelo projeto de lei de elevação do Acre a Estado em 1957. Foi a partir dessa data que tem início efetivamente a segunda fase do Movimento Autonomista . Forma-se então o Comitê Pró-autonomia acreana para dar base de sustentação ao projeto. De 1957 a 1962, o Movimento Autonomista ganha muita força e os membros do comitê entram em intensa atividade, quando finalmente o Acre se torna Estado em 15 de junho de 1962.

Representante da família, Lauro Veiga dos Santos, neto de Guiomard dos Santos, esteve presente no evento e se emocionou com a recuperação do Mausoléu.

“É um sentimento enorme de gratidão pelo governador Tião Viana. Apesar de toda a dificuldade financeira que o país está vivendo, ele recupera um espaço que representa parte da história de todas as famílias acreanas”, destaca Lauro Santos.

Além de Guiomard dos Santos, o Memorial dos Autonomistas abriga homenagens ao revolucionário José Plácido de Castro e o primeiro governador eleito José Augusto de Araújo.

 Investimento na cultura

Só nos espaços culturais o governo de Tião Viana chega ao investimento de R$ 43 milhões, entre a criação do Museu dos Povos Acreanos, no antigo Colégio Meta, e a reforma de patrimônios.

Já foram entregues: a Casa dos Povos indígenas, antigo Kaxinawa, o Teatro Barracão, a Escola de Música, o Memorial Wilson Pinheiro (Brasileia) e a Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga (Epitaciolândia). O Museu da Borracha será entregue nesta sexta-feira, 21.

Tião Viana entrega revitalização do complexo Memorial dos Autonomistas Tião Viana entrega revitalização do complexo Memorial dos Autonomistas

Tião Viana entrega revitalização do complexo Memorial dos Autonomistas

Sair da versão mobile