A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu a cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Lauren Willy, nesta quarta-feira, 19. A visita buscou estreitar laços entre a universidade e a Embaixada americana, para garantir a internacionalização da Ufac, através da solidificação de acordos existentes. A reunião ocorreu no gabinete da Reitoria, no campus-sede.
Para o reitor em exercício, Josimar Batista, ainda há muitos desafios a serem superados quando se fala em internacionalização de uma instituição. “Esse é um desafio que não é só da nossa universidade”, disse. “Com a chegada do escritório Education USA no Estado, com certeza iremos aproveitar muitas oportunidades vindas dessa parceria.”
O Education USA é um escritório criado pela Embaixada americana, que serve para auxiliar pessoas interessadas em estudar, trabalhar ou fazer atividades voluntárias nos Estados Unidos, além de orientar sobre vistos necessários e processo de aplicação. Está localizado no Centro de Referência de Inovações Educacionais.
“A Embaixada tem interesse em compreender mais sobre educação em todo o Brasil e quais são as oportunidades de encontrar parceiros com interesses similares aos dos Estados Unidos”, contou Lauren. “Verificamos que há muitas oportunidades aqui no Estado e na universidade federal. Com a chegada do escritório, alunos da Ufac podem ser orientados a buscar programas de estudo em graduação, pós-graduação e mestrado nos Estados Unidos.”
A Ufac possui parcerias com instituições americanas, como a MacArthur Foundation, a Woodshole Research Center, através do Parque Zoobotânico, a Universidade da Flórida e a Universidade do Colorado, nas áreas do mestrado em Ciências da Natureza e na área de direitos humanos.
Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; os secretários executivos da Assessoria de Cooperação Interinstitucional da Ufac, Raquel Sampaio e Gabriel Dias; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Richard Brilhante.