X

Eclipse lunar total deste domingo foi o último até 2021

Na madrugada deste domingo, 20, para segunda-feira, 21, ocorreu um eclipse lunar total que pôde ser visto em todo o país. O fenômeno foi o último total até o ano de 2021. Além disso, o eclipse coincidiu com uma fase de aproximação da Lua com a Terra, chamada de Superlua.

Para ver o eclipse, não foi necessário nenhum aparelho especial. Alguns aplicativos ajudam a achar mais facilmente a Lua.

O eclipse é um verdadeiro espetáculo em que a lua costuma ficar avermelhada. Isso ocorre porque os raios do sol não alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a Lua.

De acordo com a doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT, Telma Cenira Couto da Silva, para os residentes no Acre e algumas cidades do oeste do Amazonas, tais como Atalaia do Norte e Benjamin Constant – entre outras que seguem o fuso horário do Acre –, a parte visível do eclipse começará às 22h33 do dia 20 e, às 23h41, iniciará a fase da totalidade – ou o eclipse total da Lua propriamente dito – quando a Lua fica completamente dentro da parte mais escura da sombra que a Terra produz, denominada umbra. O máximo da totalidade acontecerá à 0h12 do dia 21 de janeiro, quando a Lua se encontrará mais próxima do centro da sombra da Terra. A totalidade terminará 0h43 e, logo após, começará o segundo eclipse parcial que terminará à 1h50. Nesse horário terminará a parte visível do eclipse lunar.

O próximo eclipse total será em maio de 2021, mas outros parciais ocorrerão antes. Esse fenômeno pode ocorrer de duas a três vezes por ano.

A Gazeta do Acre: