Apoiadores do tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Josemar Farias preso no dia 27 de dezembro durante a Operação Sicário da Polícia Federal, usaram outdoors para protestar contra a prisão dele.
Foram instalados ao menos cinco outdoors pela capital acreana com a hashtag #soucidadãodebem e a frase “Somos cidadãos de bem. Apoiamos o tenente Farias”.
A polícia prendeu o tenente após interceptar ligações telefônicas com membros de facções criminosas. Em reportagem publicada dia 31 de dezembro, a defesa de Farias afirmou que as ligações eram feitas para que o tenente obtivesse informações que não podiam ser dadas pessoalmente.
O advogado do tenente, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que não sabe quem teria mandado instalar os outdoors na cidade. “A sociedade entende que o acusado está sendo injustiçado. Isso soma aos argumentos da defesa”, afirmou.
A defesa afirmou ainda que ingressou com pedido de habeas corpus na semana passada e que o recurso deve ser julgado até esta quinta-feira, 17. Farias está preso no Batalhão Policiamento Ambiental (BPA).
Operação Sicário
A Operação Sicário, deflagrada no dia 27 de dezembro, prendeu 18 pessoas, sendo 12 em Rio Branco e seis nas cidades de Acrelândia, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul.
Durante a ação, a Polícia Civil também apreendeu livros de contabilidade que eram usados por uma organização criminosa, além de armas e drogas.
Ao todo, a operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e 23 de prisão contra membros de facções criminosas. O foco da operação é o combate de facções criminosas para coibir crimes praticados pelo grupo como o tráfico de drogas, execuções e até crimes contra a própria administração pública como corrupção.
As investigações levaram cerca de sete meses e contaram com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre (MP-AC). (Iryá Rodrigues / Do G1 AC)