O nível do Rio Acre ultrapassou a cota de alerta nesta quinta-feira, 17, e marcou 13,81 metros, segundo medição das 18h. As águas continuam subindo e se aproximando da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, se as águas continuarem subindo nessa velocidade, o rio pode transbordar ainda nesta sexta-feira, 18. Só entre 6h e 18h desta quinta, 17, o nível subiu 26 centímetros.
Vale lembrar que nos 16 primeiros dias do ano choveu mais de 90% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco. E a previsão para os próximos dias é de muita chuva.
“O rio continua subindo em função das águas que ele está recebendo do Alto Acre. Choveu bastante em Assis Brasil nos últimos dias, e já está em situação de vazante. Mas, em Brasileia, Xapuri e Capixaba continua subindo e a gente está recebendo essa água em Rio Branco.”
O coordenador explica que a construção dos 100 abrigos deve ser concluída ainda nesta quinta no Parque de Exposições Wildy Viana. Além disso, toda a estrutura de banheiros e da unidade de saúde municipal também está sendo finalizada.
No interior do estado, o nível do rio oscila de acordo com o município. Em Assis Brasil, por exemplo, o manancial continua baixando e registrou 4,57 metros às 18h desta quinta.
Em Brasileia, as águas saíram de 7,08 metros na quarta, 17, para 8,44 às 18h desta quinta. No município de Porto Acre, as águas também continuam subindo e nesta quinta, 17, registrou 9,92 metros.
Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).
Previsão do tempo – Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuvas em todo o estado até domingo, 20. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas.
BRUNA MELLO