A Rede Globo anunciou nesta quarta-feira, 23, que o acreano participante do BBB 19 Vanderson Brito, de 35 anos, foi eliminado do reality após ser intimado a depor na Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (Deam).
O biólogo e educador indígena é investigado por estupro, agressão física e importunação ofensiva ao pudor. Três boletins de ocorrência foram registrados contra Brito há duas semanas, na Deam de Rio Branco.
Em nota, a emissora informou que a delegada Rita Salim, titular da Deam de Jacarepaguá, esteve, na manhã desta quarta, 23, nos estúdios da Globo, e intimou o acreano a prestar depoimento.
“A saída de um candidato da casa resulta na sua desclassificação do BBB 19”, diz a emissora.
Dentro da casa, logo após Brito entrar no confessionário, o apresentador Tiago Leifert falou com os brothers. “Por uma questão jurídica, o Vanderson teve que ter contato com o mundo externo. Esta desclassificado do jogo. Façam as malas dele. Vida que segue”, disse.
Ainda segundo a emissora, o biólogo não será substituído no jogo, ou seja, a competição seguirá com apenas 15 participantes.
Em entrevista a um site de notícias nacional, o advogado de Vanderson, Roberto Barreto, diz ter sido “pego de surpresa”. Ele deve se pronunciar ainda nesta quarta, 23.
Superparedão
As denúncias de agressão contra o acreano repercutiram na noite de terça-feira, 22, no resultado do superparedão. Vanderson recebeu apenas 3,83% dos votos da preferência do público, sendo o segundo menos querido pela audiência. Ele só não foi eliminado porque Vinícius Fernandes recebeu 3,73% dos votos.
A família de Vanderson
A família do biólogo usou a conta dele no Instagram para lamentar sua desclassificação no BBB 19. Na postagem, familiares dizem que ainda não foi dado um veredito pela Justiça e que ficaram “perplexos” com a notícia.
“Infelizmente, nosso herói acriano foi desclassificado do jogo. Lembrando que não existe um veredicto final da Justiça”, diz o texto do post. “A @redeglobo com a direção do @bbb decidiram eliminar ele do reality devido ao contato com o mundo exterior, que fique claro — o que não faz parte ou é permitido segundo as normas do contrato e programa”, diz parte da publicação.
Em um áudio que circula nas redes sociais, Vanderson agradece o apoio dos amigos e familiares e diz que tanto a intimação quanto sua desclassificação do reality foi “um susto”.
“A mensagem é: fiquem bem, fiquem tranquilos, aqui está tudo em paz. Não existem duas verdades, só existe uma. As coisas vão ser esclarecidas e tudo volta a ficar em paz. Obrigado de novo, fiquem em paz”.