X

Evitar desgastes

BRENNA AMÂNCIO

Passadas três semanas da nova gestão estadual, os eleitores começam, aos poucos, a adotar uma postura de cobrança. Em diversos discursos, o governador Gladson Cameli pediu paciência da população, afinal de contas, a situação financeira e econômica do Acre, e também do País, andam nebulosas.

Os primeiros dias do ano foram de aplausos a todos os atos do Governo do Estado, pois tínhamos aqui um povo cansado do velho modelo, sedento por mudança.

Nas redes sociais, até tinham os que criticavam, mas estes eram praticamente atropelados pelos comentários de apoio à nova gestão.

Contudo, como é normal em uma administração onde há problemas estruturais e financeiros, medidas precisaram ser tomadas e anunciadas com transparência. Uma delas foi a do parcelamento da segunda parte do décimo terceiro referente a dezembro de 2018. A notícia não agradou muito, ainda que tenha sido esclarecida em detalhes.

No próximo mês, o governo enfrentará uma mobilização das grandes organizada pelos candidatos que passaram nos concursos das polícias Civil e Militar. Eles, que aguardam a convocação há quase dois anos, afirmam que exigirão uma resposta.

A falta de médicos nas unidades de saúde e outros problemas começam e aflorar. Não são novos. Já estavam ali há tempos, mas que agora dependem de uma solução do novo governo.

Não há como negar ou fingir que isso não desgasta uma gestão. Dependerá da competência, sabedoria, planejamento e eficácia dos administradores que compõem o governo reverter esse quadro que começa a se pintar de modo tenso.

A população, pelo menos em sua maioria, torce muito para que as coisas dêem certo. Ela quer confiar mais uma vez, apesar de saber que a situação não melhora da noite para o dia.

Eu tive a oportunidade de conversar com alguns secretários de Estado e fiquei contente com a boa vontade deles. São humildes em reconhecer suas limitações e empolgados em deixar suas marcas na história do Acre. Agora, eu e toda a população queremos ver esse grande projeto em prática.

Que esses próximos 100 dias revelem o melhor desempenho de uma equipe já vista nos últimos tempos. É a minha torcida!

Fabiano Azevedo: