Na matéria publicada na edição desta segunda-feira, 28, tratando sobre a mudança de regras para quem quer ir ao Peru, o Jornal A GAZETA retifica que a obrigatoriedade do passaporte para entrar no país vizinho estava incorreta.
O ofício encaminhado pelo consulado do Peru à secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet), Eliane Sinhasique, informa apenas da mudança para quem quer viajar para o Peru utilizando a carteira de passaporte.
O documento diz que o acreano ou qualquer estrangeiro que queira entrar no país vizinho com o passaporte deverá ficar atento ao prazo de validade.
Agora, a carteira de passaporte precisa de vigência de, no mínimo, seis meses a contar da data de emissão. A regra vale para viagens via aérea, terrestre ou marítima.
O consulado reitera que com o RG e a carteira de vacinação em dia também é possível a entrada no país. À reportagem, o cônsul informou que deve encaminhar outro ofício à secretaria para esclarecer a mudança.
“No máximo amanhã [quarta-feira, 30] estaremos encaminhando um ofício para a Secretaria”, disse.
Passaporte
O passaporte comum tem validade de dez anos e sua emissão custa R$ 257,25. O documento fica pronto em até seis dias úteis após a pessoa ter comparecido a um posto da Polícia Federal para recolhimento de foto, digitais e assinatura.
Tanto a taxa quanto o agendamento do passaporte são feitos pelo site da Polícia Federal. O passaporte não pode ser renovado, mas é possível solicitar um novo documento antes do vencimento do atual.