As operações de fiscalização e segurança em Brasileia, região de fronteira com a Bolívia, passam a contar, a partir desta quarta-feira, 9, com um drone. O equipamento foi doado à Polícia Militar de Brasileia pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC).
O aparelho grava imagens em alta resolução e possui um alcance de até sete quilômetros do operador.
Segundo o comandante do 10º Batalhão, o major Fredson Araújo, o drone auxiliará, principalmente, ações em locais de difícil acesso, além de ajudar em diversas outras situações que envolvem segurança pública.
Perseguição de criminosos e monitoramento de ações criminosas à distância são algumas das ocorrências em que o aparelho pode ser utilizado. É o que explica o major Araújo.
“É uma ferramenta muito útil, principalmente em regiões de fronteira. No monitoramento de uma ação, por exemplo, podemos direcionar o policiamento para esse local. São inúmeras situações.”
A ferramenta também é uma importante arma contra o contrabando e tráfico na região. O major Araújo explica que alguns policiais participaram de uma capacitação para manusear o drone.
“Essa ferramenta é muito utilizada por polícias, principalmente na região Sul. É um aparelho que auxilia e aumenta a eficiência do policiamento”, conclui.
BRUNA MELLO