Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fiéis não comemoram Dia do Católico, mas sim a diversidade religiosa

O feriado estadual em alusão ao Dia do Católico, celebrado neste domingo, 20, não é considerado uma data comemorativa para os fiéis católicos acreanos. É o que conta o padre Massimo Lombardi.

“Nunca foi um assunto partilhado na nossa Igreja Católica, no Conselho de Pastoral e Presbiteral. Simplesmente foi uma ideia de um deputado. Já pensou se todas as outras denominações religiosas quisessem ou fossem apoiados por um deputado para terem o seu dia? Teria o dia do umbandista, da Federação Espírita, enfim.Todos poderiam por direito ser admitidos com um dia especial, inclusive feriado”, declarou.

Lombardi explica que a proposta da Igreja Católica no Acre é valorizar a diversidade religiosa.

“O mais importante é a cultura da paz. Estamos vivendo em uma sociedade pluralista, multireligiosa. A bandeira é nos unirmos, em uma visão mais ecumênica, de diálogo inter-religioso”, disse.

Por isso, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nesta segunda-feira, 21, um grupo com pessoas de diversas religiões irá se reunir na Praça da Revolução, às 17h, para realizar um ato em favor da diversidade religiosa.

“É um ato para testemunhar que nós devemos nos respeitar, nos amar, e valorizar uns aos outros. Confusão e motivos de ódio já temos demais na nossa sociedade. Faremos uma oração”, disse.

Sair da versão mobile