O vereador de Rio Branco, Mamed Dankar (PT), confirmou a sua saída da base de apoio à prefeita de Rio Branco, Socorro Neri. O parlamentar disse que cabe a Socorro Neri fazer as nomeações que julgar necessárias para o bom andamento da administração, mas fez uma ressalva ao dizer que ele tem liberdade para aceitar ou não as alterações.
“O que tenho a dizer sobre esse caso é simples: estou com independência para tomar decisão no mandato conforme o meu entendimento, e dentro do que o estatuto do partido ‘permitir’. Meu posicionamento é de reconhecer a legitimidade da prefeita em fazer quaisquer alterações, mas concordar ou não, também é um direito pessoal meu”, ressaltou Mamed Dankar.
O parlamentar disse, ainda, que existe uma cobrança do seu eleitorado por mais independência nas decisões. “Estou na metade do mandato e avalio que uma postura de independência nessa ‘segunda fase’ é o que muitos que me elegeram estão pedindo. Ponderar mais; avaliar melhor as matérias”, salienta.
Ao ser questionado a respeito da não aprovação do nome de Gabriel Forneck para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Dankar foi enfático ao dizer que sua colocação ao se referir ao companheiro de partido passa por critérios técnicos.
“O Gabriel é um companheiro que respeito, mas somente citei o nome dele porque foi o nome que me confirmaram que seria o futuro secretário da Agricultura Familiar. Ponderei que deveria ser alguém com a devida qualificação técnica, por ser uma área complexa”, ressalta.
Mesmo com a polêmica, ao anunciar o novo secretariado, Socorro Neri nomeou o professor universitário, Elyson Souza, para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico. Ele é economista, com doutorado em Desenvolvimento Econômico e pós-doutorado em Economia.
JOSÉ PINHEIRO