Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Michelle Bolsonaro recebe convite para vir ao Acre em março participar de seminário

A primeira-dama Michelle Bolsonaro deverá vir ao Acre em março para participar do seminário “Empoderamento da Mulher Acreana no Cenário Político Estadual e Nacional”. O evento é organizado pela senadora Mailza Gomes (Progressistas/AC), em parceria com primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, e da presidente do Partido Progressistas Mulher, Claire Cameli.

O seminário, previsto para acontecer dia 15 de março, tem a presença confirmada da senadora Ana Amélia (Progressistas/RS) e de lideranças femininas do partido. A ideia é discutir a representatividade da mulher na vida pública.

Durante encontro, em Brasília, a senadora acreana Mailza Gomes formulou o convite à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para também participar do seminário. Damares Alves que é próxima à Michelle Bolsonaro, garantiu a Mailza Gomes que irá conversar sobre o assunto e fazer o convite à primeira-dama para as duas virem ao Acre em março, no mês das mulheres.

“Sim. Fizemos o convite para a ministra Damares e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participarem do seminário que estou organizando sobre o empoderamento da Mulher na política. E a participação delas é muito esperada”, garante a senadora Mailza Gomes.

A última visita de uma primeira-dama da República aconteceu em 1995. Com dona Ruth Cardoso, esposa do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre ela, assim escreveu a então senadora do Acre, Marina Silva. “A visita de dona Ruth foi o símbolo dessa atitude, que estimulou o PSDB a entrar na aliança que elegeu Jorge Viana governador em 1998. O presidente e dona Ruth deixaram claro que, naquela hora, as pessoas de bem deveriam ter um lado, e não apenas um partido”, destacou, à época.

Na Aleac, o número de mulheres eleitas em 2018 se manteve. Das 24 cadeiras, quatro são ocupadas por mulheres. Meire Serafim (MDB), Antonia Sales (MDB), Dra. Juliana (PRB) e Maria Antonia (PROS) reforçam o time das mulheres.

Já na Câmara Federal, o cenário mudou. Em 2014, apenas Jéssica Sales (MDB) representava o eleitorado feminino. Este ano Mara Rocha (PSDB), Jéssica Sales (MDB), Dra. Vanda Milani (Solidariedade) e Perpétua Almeida somam ao quantitativo de 15% de mulheres nas duas Casas Legislativas, Câmara Federal e Senado. Das 513 vagas, as mulheres ocuparam 77 delas. Em 2014, esse número era de 51 parlamentares mulheres. No Senado, 12 mulheres estarão atuando. O número de homens é de 69 no Senado Federal.

Senadora Mailza conversa com ministra da Mulhere 2019-01-29 at 21.01.37 FOTO ASSESSORIA PARLAMENTAR

 

Sair da versão mobile