Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre sobe rapidamente e mantém autoridades em alerta na Capital

As águas do Rio Acre continuam subindo em Rio Branco. Nesta quarta-feira, 16, o manancial atingiu 13,44 metros, conforme medição feita às 18h. A cota de alerta é de 13,50 e a de transbordo é de 14 m. As informação são da Agência Nacional de Águas.

A previsão é de que as águas continuem subindo devido a grande quantidade de chuvas. Só nos 16 primeiros dias do ano já choveu mais de 90% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco.

Segundo a Defesa Civil Municipal, a média esperada para o mês é de 285 milímetros e, até esta quarta, 16, já choveu quase 260 milímetros na Capital.

Com o intuito de se preparar para uma possível inundação, a Prefeitura de Rio Branco já começou a construção de 100 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana. No local, está sendo feito o trabalho de limpeza e roçagem.

Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuvas em todo o estado até sexta-feira, 18. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado, com previsão de pancadas de chuva.

No interior do estado, o nível do rio oscila de acordo com o município. Em Assis Brasil, por exemplo, o manancial diminuiu de 7,66 metros para 5,53 metros entre as 6h e 18h desta quarta.

Em Brasileia, as águas subiram, saindo de 5,27 metros na terça, 15, para 7,45 às 18h desta quarta. No município de Porto Acre, as águas também continuam subindo e nesta quarta, 15, registrou 9,66 metros, conforme medição feita às 18h de ontem.

BRUNA MELLO

Sair da versão mobile