Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novo horário de atendimento em órgãos públicos causa aglomeração de pessoas

O novo horário de atendimento, das 8 às 12h na parte da manhã, e das 14h às 18h à tarde, tem causado aglomeração de pessoas em frente a alguns órgãos públicos no período da manhã em Rio Branco.

É o caso do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), que funcionava das 7h às 17h, e agora abre as portas uma hora mais tarde. Apesar de permanecer aberto no horário de almoço, a mudança afetou a rotina dos servidores e da população que precisa dos serviços do órgão.

“Hoje [terça-feira, 8] quando chegamos tinha uma fila quilométrica aqui porque a população quer resolver as coisas antes de entrar no trabalho. Mas, nós só pudemos abrir às 8h”, relatou uma servidora do órgão que preferiu não se identificar.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/AC, Francicleia Carvalho, tanto os servidores quanto a população ainda estão se adaptando à mudança.

“Nós passamos por um processo de transição. Para eles [servidores] está sendo mais difícil porque eles têm que se readequar, principalmente pra quem mora distante. Tem gente que mora em outro município. Com a mudança, eles têm que cumprir horário até as 18h e fica difícil pra quem tem que pegar estrada”, justifica.

Carvalho reforça o relato da servidora do Detran e afirma que o novo horário tem causado filas quilométricas em frente ao órgão.

“Tem tido muita aglomeração de pessoas, principalmente porque nos primeiros meses do ano é o período que as pessoas buscam muito o serviço do Detran. Muitas pessoas aproveitam as férias para realizar os serviços. Antes, eles chegavam às 7h e tinham a perspectiva de começar a serem atendidos às 7h30. Na minha opinião, o horário de 7h às 17h seria bom para o todo. Ainda não sabemos se vai permanecer da forma que está.”

Na Central de Serviço Público de Rio Branco (OCA), apesar de permanecer funcionando das 7h30 às 15h30, as filas quilométricas e demora no atendimento marcaram a manhã desta segunda-feira, 7. A pequena quantidade de postos de trabalho ocupados é reflexo das mudanças feitas devido à troca de governo. É preciso paciência na hora de buscar algum serviço.

A aposentada Maria da Conceição, de 62 anos, precisou de um serviço da Prefeitura, mas desistiu após ver o tamanho da fila e a média de espera para ser atendida. “Sei que segunda-feira é o dia mais tumultuado, mas hoje está demais. Eu desisti, vou voltar na quinta ou sexta”.

Opinião dos internautas

Nas redes sociais, o novo horário divide opiniões, mas a maioria dos internautas aprovou a mudança. A autônoma Tássia Púpio é uma das pessoas que prefere o horário das 8h às 18h. “Achei bom. Devido à correria pela manhã, muitas vezes não temos tempo. À tarde sempre achei mais tranquilo”.

Outro internauta comentou: “O que importa mesmo é se a secretaria vai executar a sua função com excelência”.

BRUNA MELLO

Sair da versão mobile