Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novos secretários de Estado terão que apresentar melhorias em até 120 dias

Novos secretários de Estado terão que apresentar melhorias em até 120 dias

Um dos primeiros atos do novo governador Gladson Cameli foi dar posse nesta quarta-feira, 2, aos secretários de Estado. A cerimônia foi realizada em frente ao Palácio Rio Branco na presença de políticos, autoridades e da população.

O governador destacou, em sua fala, que terão prioridade as áreas da Saúde, Segurança e Educação. Disse, ainda, que os novos secretários devem estar atentos ao propósito de garantir o bem do povo acreano.

Em um discurso firme e direto, Gladson deixou claro que seus gestores terão que mostrar serviço em um pequeno espaço de tempo. A Sáude, por exemplo, terá que cumprir uma meta logo nos primeiros 100 dias. Ele também falou sobre a intolerância à corrupção.

“Hoje iniciamos uma jornada que nos definirá para as próximas gerações do Acre. Cada um desses secretários foi escolhido após uma minuciosa seleção dos talentos que o nosso Estado tem a oferecer, e todos serão cobrados de acordo com o desafio que ousaram aceitar. O Acre exige e merece o total comprometimento de todos nós. Não tolerem a corrupção. Porque eu não tolerarei os corruptos”, destacou o governador.

Como bem já havia sido divulgado, o número de secretarias diminuiu de 23 para 14, com o objetivo de enxugar a máquina pública em busca de garantir a redução de despesas e uma recuperação financeira. Assim, a posse do novo secretariado marca os resultados práticos da reforma administrativa do atual governo.

Aos novos secretários de Estado, Cameli disse que a honestidade será uma exigência e que todos precisam buscar “soluções inovadores e inteligentes” para os problemas do Acre. Também pediu para que não houvesse perseguição a funcionários públicos e garantiu que nenhuma secretária será mais importante que a outra. “O Acre exige um total comprometimento de todos nós. Não se fechem em gabinetes, enfrentem o calor humano”, indicou.

Huerb volta a ter atendimento ambulatorial

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, reafirmou o compromisso com a pasta, uma das mais delicadas do Acre. Revelou que sua equipe trabalha com um plano emergencial. A ideia é apresentar melhorias no Sistema único de Saúde do Estado nos próximos 100 dias.

No entanto, a novidade que mais chamou atenção, e foi muito bem aceita, diz respeito ao retorno do atendimento ambulatorial do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Desde o dia 1º, as consultas voltaram a ser realizadas.

O Huerb só recebia pacientes com alto grau de complexidade de urgência e emergência. Pessoas que não estivessem nesse estado eram encaminhadas às UPAs e aos postos de saúde.

O secretário contou, ainda, que o local sofreu uma alteração na porta de acesso. Além disso, dois médicos estarão diariamente realizando o atendimento para fazer a triagem e a classificação de risco do paciente. Em casos em que não houver gravidade, os pacientes serão encaminhados a outras unidades de saúde.

 Edital simplificado para professores provisórios sairá no dia 31

Uma das prioridades do atual secretário de Educação, Cultura e Esporte, Mauro Sérgio Cruz, é melhorar os índices educacionais do Acre. Ele também frisou que o momento é para a organização do calendário escolar e a contratação imediata de novos professores.

“A primeira ação é a organização do ano letivo, com o processo de matrícula dos alunos na rede e a lotação dos novos professores, com data provável de 11 de março com as escolas organizadas para acolhermos todos. E, a partir daí, começamos a implantar ações para melhorar os índices educacionais do nosso Estado. No dia 31 sairá o edital simplificado para professores provisórios. E estaremos estudando com o departamento de pessoas para que possamos atender a todos os municípios”, pontuou.

LISTA DOS GESTORES EMPOSSADOS:

*José Ribamar Trindade de Oliveira (Secretaria de Estado da Casa Civil)

*Maria Alice Araújo (Secretaria de Estado de Gestão Administrativa)

*Semírames Maria Plácido Dias (Secretaria de Estado da Fazenda)

*Mauro Sérgio Ferreira da Cruz (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte)

*Alysson Bestene Lins (Secretaria de Estado de Saúde)

*Thiago Rodrigues Gonçalves Caetano (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano)

*Silvania Pinheiro Diniz (Secretaria de Estado de Comunicação)

*Raphael Luiz Bastos Junior (Secretaria de Estado de Planejamento)

*Eliane Pereira Sinhasique (Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo)

*Anderson Abreu de Lima (Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia)

*Paulo Guilherme Salvador Wadt (Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio)

*Geraldo Israel Milani Nogueira (Secretaria de Estado de Meio Ambiente)

*Paulo Cézar Rocha dos Santos (Secretaria de Estado de Segurança Pública)

*Rêmulo César Pereira de Carvalho Diniz (Secretaria de Estado de Polícia Civil)

*Ana Paula Cameli (Secretaria de Inclusão Social)

*João Paulo Setti Aguiar (Procuradoria-Geral do Estado)

*Mario Cesar Souza Freiras (Comandante-Geral da Polícia Militar)

*Cel. Amarildo Martins Camargo (Chefe do Gabinete Militar)

*Lucas Bolzoni (Diretor-Presidente do Instituto Penitenciário do Acre – Iapen)

*Rogério Oliveira da Silva (Diretor-Presidente do Instituto Socioeducativo – ISE)

*Antônio Marcos Silva Velasquez (Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros)

Sair da versão mobile