Um dos primeiros atos do novo governador Gladson Cameli foi dar posse nesta quarta-feira, 2, aos secretários de Estado. A cerimônia foi realizada em frente ao Palácio Rio Branco na presença de políticos, autoridades e da população.
O governador destacou, em sua fala, que terão prioridade as áreas da Saúde, Segurança e Educação. Disse, ainda, que os novos secretários devem estar atentos ao propósito de garantir o bem do povo acreano.
Em um discurso firme e direto, Gladson deixou claro que seus gestores terão que mostrar serviço em um pequeno espaço de tempo. A Sáude, por exemplo, terá que cumprir uma meta logo nos primeiros 100 dias. Ele também falou sobre a intolerância à corrupção.
“Hoje iniciamos uma jornada que nos definirá para as próximas gerações do Acre. Cada um desses secretários foi escolhido após uma minuciosa seleção dos talentos que o nosso Estado tem a oferecer, e todos serão cobrados de acordo com o desafio que ousaram aceitar. O Acre exige e merece o total comprometimento de todos nós. Não tolerem a corrupção. Porque eu não tolerarei os corruptos”, destacou o governador.
Como bem já havia sido divulgado, o número de secretarias diminuiu de 23 para 14, com o objetivo de enxugar a máquina pública em busca de garantir a redução de despesas e uma recuperação financeira. Assim, a posse do novo secretariado marca os resultados práticos da reforma administrativa do atual governo.
Aos novos secretários de Estado, Cameli disse que a honestidade será uma exigência e que todos precisam buscar “soluções inovadores e inteligentes” para os problemas do Acre. Também pediu para que não houvesse perseguição a funcionários públicos e garantiu que nenhuma secretária será mais importante que a outra. “O Acre exige um total comprometimento de todos nós. Não se fechem em gabinetes, enfrentem o calor humano”, indicou.
Huerb volta a ter atendimento ambulatorial
O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, reafirmou o compromisso com a pasta, uma das mais delicadas do Acre. Revelou que sua equipe trabalha com um plano emergencial. A ideia é apresentar melhorias no Sistema único de Saúde do Estado nos próximos 100 dias.
No entanto, a novidade que mais chamou atenção, e foi muito bem aceita, diz respeito ao retorno do atendimento ambulatorial do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Desde o dia 1º, as consultas voltaram a ser realizadas.
O Huerb só recebia pacientes com alto grau de complexidade de urgência e emergência. Pessoas que não estivessem nesse estado eram encaminhadas às UPAs e aos postos de saúde.
O secretário contou, ainda, que o local sofreu uma alteração na porta de acesso. Além disso, dois médicos estarão diariamente realizando o atendimento para fazer a triagem e a classificação de risco do paciente. Em casos em que não houver gravidade, os pacientes serão encaminhados a outras unidades de saúde.
Edital simplificado para professores provisórios sairá no dia 31
Uma das prioridades do atual secretário de Educação, Cultura e Esporte, Mauro Sérgio Cruz, é melhorar os índices educacionais do Acre. Ele também frisou que o momento é para a organização do calendário escolar e a contratação imediata de novos professores.
“A primeira ação é a organização do ano letivo, com o processo de matrícula dos alunos na rede e a lotação dos novos professores, com data provável de 11 de março com as escolas organizadas para acolhermos todos. E, a partir daí, começamos a implantar ações para melhorar os índices educacionais do nosso Estado. No dia 31 sairá o edital simplificado para professores provisórios. E estaremos estudando com o departamento de pessoas para que possamos atender a todos os municípios”, pontuou.
LISTA DOS GESTORES EMPOSSADOS:
*José Ribamar Trindade de Oliveira (Secretaria de Estado da Casa Civil)
*Maria Alice Araújo (Secretaria de Estado de Gestão Administrativa)
*Semírames Maria Plácido Dias (Secretaria de Estado da Fazenda)
*Mauro Sérgio Ferreira da Cruz (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte)
*Alysson Bestene Lins (Secretaria de Estado de Saúde)
*Thiago Rodrigues Gonçalves Caetano (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano)
*Silvania Pinheiro Diniz (Secretaria de Estado de Comunicação)
*Raphael Luiz Bastos Junior (Secretaria de Estado de Planejamento)
*Eliane Pereira Sinhasique (Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo)
*Anderson Abreu de Lima (Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia)
*Paulo Guilherme Salvador Wadt (Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio)
*Geraldo Israel Milani Nogueira (Secretaria de Estado de Meio Ambiente)
*Paulo Cézar Rocha dos Santos (Secretaria de Estado de Segurança Pública)
*Rêmulo César Pereira de Carvalho Diniz (Secretaria de Estado de Polícia Civil)
*Ana Paula Cameli (Secretaria de Inclusão Social)
*João Paulo Setti Aguiar (Procuradoria-Geral do Estado)
*Mario Cesar Souza Freiras (Comandante-Geral da Polícia Militar)
*Cel. Amarildo Martins Camargo (Chefe do Gabinete Militar)
*Lucas Bolzoni (Diretor-Presidente do Instituto Penitenciário do Acre – Iapen)
*Rogério Oliveira da Silva (Diretor-Presidente do Instituto Socioeducativo – ISE)
*Antônio Marcos Silva Velasquez (Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros)