O consulado do Peru no Acre endereçou um ofício à secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet), Eliane Sinhasique, no dia 21 deste mês, para informar que, a partir de agora, todo estrangeiro que quiser entrar no país vizinho deverá apresentar a carteira de passaporte dentro do prazo de validade exigido.
Com a modificação das leis no país, o acreano ou qualquer estrangeiro que queira ir para o Peru, tanto por via aérea, terrestre ou marítima, precisa estar em posse da carteira de passaporte com vigência de, no mínimo, seis meses a contar da data de emissão. Isso quer dizer que, se a pessoa possuir um passaporte que vencerá em menos de seis meses, esta não poderá entrar no país vizinho. Com o RG e carteira de vacinação em dia também é possível a entrada no país.
Eliane Sinhasique acredita que o ofício foi encaminhado a todos os estados de fronteira com o Peru. Ela alerta para que todos que tenham interesse em ingressar naquele país fiquem atentos à validade do passaporte para não passar constrangimento. “Eles estão se precavendo, tomando medidas alfandegárias que acham necessárias. Portanto, quem quer ir ao Peru só tem que observar isso da mesma forma que verificava a carteira de vacinação, que é exigência. É natural que isso aconteça”, declarou.