X

Pesquisador comenta sobre sucuri gigante vista no Abunã e diz: ‘crianças evitem tomar banho no local’

O professor doutor em Ciências Biológicas, Moisés Barbosa, da Universidade Federal do Acre comentou a respeito do vídeo que circula nas redes sociais em que apresenta uma sucuri de aproximadamente seis a sete metros às margens do rio Abunã, na região boliviana de Santa Rosa, fronteira com o município acreano de Plácido de Castro. O registro foi feito por um grupo de pessoas em um barco ao navegar pelas águas turvas do Abunã.

Para o pesquisador, especializado no estudo de anfíbios e répteis, a sucuri, apesar do tamanho, não é um animal agressivo, entretanto, deve ser respeitada em seu ambiente. “O animal deve ser deixado no ambiente natural dele. A sucuri é um animal semiaquático, vive a maior parte do tempo na água, mas ela fica sempre em cima nesses lagos onde tem grama, onde tem ‘canarana’ dentro d’água. Ela fica na margem do lago e só engole a presa fora da água e leva tempo para engolir a presa. Ela precisa vir à superfície fora da água. As cobras elas não tiram pedaço, elas engolem inteiro. Primeiro, o animal olha o tamanho da presa e se essa presa não couber na boca dela, ela não pega um animal que não pode engolir porque ela vai perder tempo, energia e não vai comer a presa que é altamente prejudicial para ela”, explica.

O pesquisador afirma que crianças devem evitar tomar banho nesses locais ou ficar muito tempo na água. “O que se aconselha, que crianças evitem tomar banho no local. Se esse animal estar lá, dificilmente ele pegaria uma pessoa. Ela precisa de um certo tempo para que a pessoa possa estar naquele ambiente para ela pegar. No lago, esse animal tem muitos animais para ele comer.  A sucuri come jacarés, capivaras, aves de uma forma geral, mamíferos de pequeno e médio porte. Geralmente o lago é um ambiente muito rico em alimentação, agora, por segurança, é ideal que crianças evitem ficar muito tempo na água”, lembra.

O professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal diz que a maior réptil dessa espécie registrado tinha em média 11,60 metros. “É o maior registro que se tem. Eu trabalho há 30 anos com esses animais, já estou com 58 anos e nunca vi um animal desses com mais de seis a sete metros. Eu nunca vi, mas tem. É muito difícil de encontrar”, finaliza.

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: