Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre continua descendo e apresenta vazante de mais de 20 cm

O Rio Acre apresentou vazante no último sábado, 19, e, desde então, continua baixando. Nesta segunda-feira, 21, as águas marcaram 13,47 metros, conforme medição feita às 15. Entre as 6h e 18h, o nível do manancial diminuiu mais de 20 cm em Rio Branco.

Apesar da vazante, as águas continuam acima da cota de transbordamento de 14 metros. Segundo a Defesa Civil, o número de famílias retiradas de suas casas não aumentou. Três famílias foram encaminhadas à casa de parentes.

O coordenador da defesa Civil Estadual, tenente-coronel James, disse que o nível do Rio Acre desde o município de Assis Brasil até Porto Acre segue baixando. O Riozinho do Rola, maior afluente do Rio Acre, foi o que apresentou menor baixa nas últimas horas.

“Estaremos em alerta nos próximos dias, caso a situação volte a se agravar. Sabemos que estamos dentro da estação de inverno amazônico e que as maiores incidências de inundações ainda estão por vir.”

Vale lembrar que cerca de 100 abrigos estão prontos para receber possíveis famílias desabrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana.

Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuvas em todo o estado até quinta-feira, 24. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado com previsão de pancadas de chuva e trovoadas.

 Rio pode voltar a subir

Em seu site O Tempo Aqui, o pesquisador meteorológico Davi Friale afirma que durante a semana ocorrerão chuvas pontuais, mas muito fortes, que podem aumentar o nível dos rios Acre, Iaco, Tarauacá e Juruá.

“Todos os rios acreanos estão com seus níveis baixando. Não há, segundo nossa análise desta segunda, 21, nenhuma perspectiva imediata de aumento considerável do nível dos rios do Acre. No entanto, fique atento”.

Ainda segundo a previsão, o volume de chuvas deve diminuir em todo o estado a partir de sexta-feira, 25.

Sair da versão mobile