O Rio Acre continua subindo e nesta terça-feira, 15, atingiu 13,23 metros, conforme medição feita às 12h. Com isso, o manancial está a 27 centímetros da cota de alerta, que é de 13,50 m. A cota de transbordo é de 14 metros.
Com o intuito de se preparar para uma possível inundação, a Prefeitura de Rio Branco lançou o plano de contingência. Segundo a Defesa Civil Municipal, 100 abrigos/boxes serão construídos no Parque de Exposição Wildy Viana.
A prefeita Socorro Neri explica que o plano de contingência busca alinhar as gestões municipal, estadual e federal, com relação às providências que devem tomar no caso de uma possível alagação.
“Todas as secretarias municipais ficam alerta e atendendo com prioridade as demandas da Defesa Civil.”
O coordenador municipal de Defesa Civil, coronel George Santos, explica que os trabalhos de limpeza e roçagem do local já começaram.
“Verificamos a infraestrutura do parque de exposição, do ponto de vista da parte elétrica, hidráulica e da limpeza.”
Ainda de acordo com o coronel, a previsão é de que as águas continuem subindo nos próximos dias. “Estamos preparando o parque para um eventual transbordamento”.
Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuvas em todo o Estado até sexta-feira, 18. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado, com previsão de pancadas de chuva.
Enchente em 2018 – No ano passado, o Rio Acre chegou a 14,27 metros. Cinco famílias foram afetadas e levadas para o abrigou no Parque de Exposições. Na época, segundo a Defesa Civil, as famílias não tiveram as casas alagadas, mas foram retiradas por medida de segurança.
BRUNA MELLO