X

Subida do Rio Acre perde força na Capital; famílias são retiradas de suas casas

Cinco famílias são retiradas de bairros alagados em Rio Branco no AC — Foto Reprodução Rede Amazônica Acre

Após ultrapassar a cota de transbordo de 14 metros na sexta-feira, 18, a subida do Rio Acre começou a perder força. Às 12h deste sábado, 19, ele media 14,42 metros. Até o fechamento desta edição, cinco famílias haviam sido retiradas pela Defesa Civil Municipal e levadas para casas de parentes.

O coordenador da defesa Civil Estadual, tenente-coronel James, explica que o órgão já recebeu mais de 20 solicitações de retirada de familiares. Porém, antes de encaminhar a equipe para o local é feita uma vistoria.

“Após o Ciosp receber a chamada, a solicitação é encaminhada para a Defesa Civil Municipal para fazer uma triagem e avaliar se realmente é necessário fazer a retirada da família. Às vezes, as pessoas veem uma família sendo retirada de casa e também querem sair, sem necessidade.”

Segundo o tenente-coronel, a tendência é que as águas comecem a baixar nas próximas horas. A preocupação é com o Riozinho do Rola, maior afluente do Rio Acre, que está com o nível oscilando e na noite de sexta subiu 6 centímetros.

“A partir do momento que ele estabiliza, a tendência é dele baixar. Mas, continuamos monitorando, porque o Riozinho do Rola subiu essa noite (de sexta para sábado)”, explicou.

No Parque de Exposições Wildy Viana, cerca de 100 abrigos estão prontos para receber possíveis famílias desabrigadas.

Interior do Estado

No interior do estado, o nível do rio oscila de acordo com o município. Em Assis Brasil, por exemplo, o manancial voltou a subir após um período de estabilidade marcando 3,59 metros às 12h deste sábado.

Em Brasileia, o manancial continua baixando e atingiu 4,28 metros às 12h. Nos municípios de Xapuri e Capixaba, as águas também seguem baixando.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: