O auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) ficou lotado na manhã desta terça-feira, 15, para a apresentação do Plano de Contingência de Rio Branco no caso de um cenário de alagação este ano.
O Plano, organizado pela Prefeitura da Capital, por meio da Defesa Civil municipal, detalha a série histórica de alagações em Rio Branco, seus sistemas de monitoramento do rio e todas as ações necessárias a serem tomadas caso a situação venha a acontecer, como a criação de abrigos e o trabalho necessário para dar todo o apoio à população atingida.
Representando o governador Gladson Cameli, o chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, reafirmou que o Estado irá dar total apoio à Prefeitura de Rio Branco num cenário de alagação, com todos os esforços possíveis voltados para que os desabrigados sofram o menos possível.
“Estamos preocupados porque nas últimas 72 horas o Rio Acre teve uma grande elevação. Então, estamos nos preparando junto com o município para dar apoio naquilo que o Estado pode fazer. Ontem, visitamos o Parque de Exposição, o governador já autorizou a cessão do espaço para a construção de alguns abrigos e iremos aguardar os próximos passos da prefeitura para irmos ajudando”, conta Trindade.
Estado de atenção – O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Batista, destacou que recebeu a orientação do governador Gladson Cameli de elaborar de imediato um plano de contingência estadual que possa dar o apoio necessário para todas as prefeituras do Estado que sofram algum risco de enchente.
“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão sempre se preparando para situações, desde as mais leves até as mais graves, de acordo com as maiores inundações que já ocorreram no Estado e com os estudos e planos sendo feitos para dar todo o suporte”. (Samuel Bryan / Secom)