Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura intensifica ações de limpeza nos bairros de Rio Branco

Dando continuidade ao plano de trabalho para 2019, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), segue com as ações de limpeza nos bairros. Conforme o planejado, a coleta de lixo domiciliar, que normalmente ocorre em dias alternados é reforçada com o mutirão nos bairros que orienta a coleta de entulho e limpeza dos mananciais. O objetivo é evitar o acúmulo de resíduos, que podem causar transtornos como enchentes, e servir de criadouro para mosquito transmissor da dengue.

Durante toda a semana, três equipes da Zeladoria atuaram na parte alta da cidade. As ações alcançam os bairros Defesa Civil, Tancredo Neves e Jorge Lavocat. “Realizamos Limpeza completa, manutenção de todas as ruas, vias estruturantes, praças e áreas de lazer. Roço, capina, recolhimento de entulho fazendo a desobstrução de rede de drenagem, incluindo córregos e mananciais naquela regional”, informa o secretário da SMZC, Kellyton Carvalho.

Nesta quarta-feira, 16, as equipes da Zeladoria atuaram na rua 25 de Dezembro, no Tancredo Neves e no Juarez Távora, realizando a limpeza mecanizada com escavadeira hidráulica em todo o bairro, fazendo a limpeza e a manutenção dos canais para evitar eventuais transtornos com a chuvas previstas para o primeiro trimestre deste ano.

As operações seguem um cronograma de trabalho planejado para alcançar todos os bairros da cidade. Enquanto em um local é feita roçagem e capina, no outro é retirado o entulho. Na parte alta, já foi feita limpeza no Defesa Civil, Novo Horizonte, Vila Nova, finalizando agora com Tancredo Neves e Jorge Lavocat. “Essa é a logística que nos permite executar a limpeza com eficiência”, lembra Kellyton Carvalho.

Para uma ação mais rápida e eficiente, é importante a parceria da comunidade para evitar o acúmulo de resíduos na vias públicas e terrenos baldios. “Temos educadores ambientais que vão de casa em casa, orientando com relação a limpeza dos quinais e descarte de resíduos que possam servir de recipiente para infestação do mosquito transmissor da dengue. Nesse período a gente pede a população que ajude com o descarte de resíduos somente quando a equipe estiver no bairro fazendo a limpeza”, ressalta o secretário da Zeladoria da Cidade, Kellyton Carvalho. (Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile