Dando sequências às ações diárias de combate ao Aedes aegypti, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quarta-feira, 23, arrastão no bairro Cidade Nova, onde há infestação do mosquito e casos de notificação de dengue.
De casa em casa e nos prédios públicos, os Agentes de Endemias realizaram controle vetorial, eliminação de focos e deram orientação às pessoas da comunidade. Desde que a Ação de Combate ao Aedes foi lançada, em outubro passado, a Semsa realizou dez arrastões, além das outras medidas, como palestras educativas nas escolas, pis stops e blitz educativas.
O chefe de Endemias e Controle Vetorial da Semsa, José Ferreira Neto, o Loro, diz que a participação da comunidade é fundamental para o controle do Aedes e das doenças causadas pelo mosquito. “As pessoas precisam deixar que os Agentes de Endemias entrem em suas casas e quintais. E no dia a dia, fazer vistorias em cada canto, porque depois das chuvas, vários lugares ficam com água acumulada, onde o mosquito se reproduz”.
Os 22 Agentes de Endemias empossados pela prefeita Socorro Neri no último dia 11 já estão atuando, reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti. A decisão de reforçar a equipe foi tomada pela prefeita ainda no ano passado, já visando a execução das ações de 2019 e 2020.
Fique sabendo
Em caixas d’água de amianto o mosquito “se dá bem porque conta com sombra e água fresca”. O mosquito se reproduz mais facilmente em água fria e sombreada. As caixas de amianto também são mais difíceis de serem lavadas. Já as caixas de plástico, além de serem de mais fácil lavagem, ficam com a água mais quente, o que não favorece a proliferação do Aedes.
É mito que o mosquito não se reproduz em água suja, só na limpa. Atualmente já se encontra Aedes em fossas, cisternas, boca de lobo, ou seja, depósitos que antes não eram explorados pelo mosquito vêm sendo utilizado para postura dos ovos.
O Aedes aegypti tem fotofobia – aversão à luz. Assim, recomenda-se manter a casa diariamente arejada e clareada. Ele tem hábitos diurnos, no interior da residência ele pode ser encontrado, preferencialmente, em locais sombreados e escuros, como por exemplo, atrás da geladeira, atrás das cortinas, atrás do guarda-roupa. Mas, atenção: se existir algum espécime do vetor dentro de casa, em que o morador passe o dia inteiro fora e inexistir fonte de alimentação, pode ocorrer do Aedes aegypti picar no período da noite. Ele é um mosquito inteiramente adaptado e adaptável ao meio urbano. Comumente, ele pica durante o dia, mas dependendo da necessidade e do ambiente, ele pode picar a noite também.