A arrecadação de multas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no ano de 2018 também foi tema de debate na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão de quinta-feira, 7. O deputado da base governista, Roberto Duarte (MDB), apresentou à Mesa Diretora um requerimento solicitando informações ao órgão acerca dos valores arrecadados e onde os recursos foram aplicados.
“Além dos extratos bancários relatando os valores da arrecadação, solicitei também informações de como e onde esses recursos foram aplicados”, enfatizou. “Vamos começar a verificar tudo o que ocorreu no passado. Sabemos que existem milhares de notificações e multas aplicadas e com base nisso, é necessário transparência. Essa verba tem destinação específica para serem gastas com educação no trânsito”, disse.
O líder do governo, Gehlen Diniz (PP), também se pronunciou sobre o assunto. Ele relatou que um levantamento minucioso está sendo feito pela atual diretoria do Detran. “Estamos fazendo o levantamento, mas friso que o gasto com água mineral no órgão é absurdo. Vamos investigar isso direitinho. Eu mesmo divulgarei esses dados aqui”, disse ao pontuar ainda que o órgão no ano passado arrecadou mais de R$ 70 milhões com todas as receitas, mas gastou R$ 74 milhões.