Os deputados estaduais tomaram posse ontem, 1º, para a 15ª Legislatura, durante solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre. A sessão foi presidida pelo deputado Manoel Moraes (PSB) e secretariado pela deputada Maria Antonia (PROS). O governador Gladson Cameli acompanhou o ato de posse dos 24 deputados. Os parlamentares receberam um exemplar das Constituições Estadual e Federal, além do Regimento da Aleac.
Após a sessão de posse, a sessão foi suspensa. No retorno, os deputados estaduais iniciaram com a escolha da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Uma única chapa foi apresentada liderada pelo deputado Nicolau Júnior (Progressistas) e Luiz Gonzaga (PSDB).
Por 22 votos a favor, a chapa Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga foi eleita. Os deputados Roberto Duarte Jr. e Meire Serafim, ambos do MDB, votaram nulo para todos os cargos, mesmo tempo a emedebista Antonia Sales entre os nomes a ser votados.
Com o resultado, o novo presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, agradeceu os colegas pela confiança e destacou que trabalhará pelo bem-estar dos acreanos. “Sem dúvidas teremos uma legislatura quente, atuante, e com grandes debates. Trabalharemos juntos para garantir o bem-estar da população”, frisou.
Conciliador
Em tom de ponderação, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que já ocupou o cargo de presidente da Aleac, afirmou que ao longo dos 20 anos da Frente Popular do Acre (FPA), houve sempre um consenso entre os parlamentares de se respeitar a pluralidade política na composição da Mesa Diretora. “Isso foi respeitado nessa eleição, por isso conseguimos fazer um bom pacto respeitando a pluralidade. Nesse sentido, nós, da oposição, nos sentimos contemplados”, finaliza.
Veja como ficou a nova Mesa Diretora
Presidente – Nicolau Júnior (Progressistas)
Primeiro-secretário – Luiz Gonzaga (PSDB)
Primeiro vice-presidente – Jenilson Leite (PCdoB)
Segundo-secretário – Antonia Sales (MDB)
Segundo vice-presidente- Antonio Pedro (DEM)
Terceiro secretário – Jonas Lima (PT)
Quarto secretário – Whendy Lima (PSL)
Quinto secretário – Chico Viga (PHS)